Vídeo em destaque

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Transformando o Sonho em Realidade pelo Rio Grande do Sul

O movimento Transformar o sonho em Realidade está presente em todas as partes do Rio Grande do Sul. Na semana passada ocorreu uma série de atividades pelo interior do estado mostrando, cada vez mais, a mobilização dos estudantes gaúchos rumo ao maior evento da juventude brasileira, o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes.

Em Cruz Alta os estudantes da UERGS falaram sobre a importância de uma grande mobilização dos alunos da Instituição para o congresso, fortalecendo a discussão sobre a necessidade de mais investimento e mudanças na universidade. Na Universidade de Cruz Alta (Unicruz) não foi diferente, com tradição de participação no movimento estudantil o DCE reiterou que continuará travando no seio da universidade o debate e as lutas referentes a educação brasileira.

No campus de Santo Ângelo da Universidade Regional Integrada (URI) os estudantes fizeram a “blitz do congresso”. Nas entradas e saídas da universidade e passando em salas de aula, alunos dos cursos de Educação Física, História e Pedagogia falaram sobre as principais bandeiras da UNE e convidaram todos os estudantes para construir uma grande delegação da URI ao evento “Não é de hoje que estamos construindo o movimento estudantil dentro da universidade, o congresso da UNE é mais um passo para melhorar a educação e unir os alunos da URI para mudar também a cara do DCE, que hoje não representa de fato os estudantes” enfatiza Vicente Schneider, estudante de História.

Os estudantes de Ijuí não ficaram para trás, na sede do DCE da Unijuí ocorreu uma plenária com os Centros e Diretórios Acadêmicos da universidade. Os estudantes falaram sobre o histórico e as lutas da UNE e dos estudantes brasileiros e a importância de contribuir para a construção de uma representativa bancada da região para o congresso, fortalecendo o debate sobre mais investimento em educação, através das bandeiras de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal, da democratização do ensino superior e de um Plano Nacional de Assistência Estudantil.

Ana Lucia Velho, diretora de esportes da UEE-RS Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário