Vídeo em destaque

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Semana Estadual do Meio ambiente se encerrou neste domingo



O público lotou o Brique da Redenção neste domingo (12) para conferir o encerramento da Semana Estadual do Meio Ambiente, que contou com diversas atividades, como exposições e oficinas.
As atividades começaram perto das 10 horas, com os contadores de história, que narraram contos envolvendo o meio ambiente. Uma das participantes foi Jaqueline Jackle, do Núcleo de Cultura do Grupo Hospitalar Conceição, que narrou o conto “Meu Mundinho. Ao mesmo tempo, aconteceu a oficina “Reciclando e Emendando a Colcha do Meio Ambiente”, com a participação de muitas crianças, que utilizando materiais reclicados, pintaram e enfeitaram pedaços de pano crus para serem adicionados a uma grande colcha ambiental. As amigas da Escola Estadual Anne Frank, Anita Veloso, de 10 anos, e Isadora Ramos, de 9 anos, participaram da customização e aprenderam bastante sobre a preservação do meio ambiente. “Estamos enfeitando a nossa parte com muitas coisas da natureza, como as flores”, disse Anita. “Aprendemos bastante a preservar a natureza e nas nossas casas já cuidamos para separar o lixo e não gastar muita água”, acrescentou Isadora.
A secretária Estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony, participou de todas as atividades do domingo, inclusive ajudando as crianças na construção da colcha ambiental. “Essa colcha faz parte de um processo de educação, num processo de transversalidade, fazendo educação ambiental por meio da visão das crianças, dos professores e de entidades”, disse ela. Jussara ressaltou também a importância da Semana do Meio Ambiente, construida em parceria com o Governo do Estado e também com os municípios. “Nosso maior desafio é a construção do desenvolvimento com sustentabilidade e para isso precisamos mudar a consicência de muitos gestores, empreendedores e da sociedade e, essa Semana, dá a dinâmica de unir todos ao redor de um motivo comum, o bem do nosso planeta”, disse ela.
Simultaneamente a essas atividades, um grupo de grafiteiros confeccionou um painel para a Semana Estadual do Meio Ambiente, bastante colorido com a presença de muito amarelo, azul e verde, representando o sol, a água e as plantas. Além disso, na parte da tarde, aconteceram mais atividades culturais, entre elas a apresentação dos bonecos gigantes, da Cia de Bonecos de Gente Turucutá, que atraiu milhares de pessoas, o show de musicalização infantil com o grupo Zuando Som, que abordou temas ambientais nas músicas, além do Mestre Grio Paraquedas e Afrosul Odomodê.
O encerramento da Semana contou ainda com a Estação de Águas da Corsan e a Barraca da Dengue, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). A Semana Estadual do Meio Ambiente teve início no último domingo (5), com um passeio ecociclístico iniciado no Parque Marinha do Brasil até o Jardim Botânico. Durante a semana aconteceram diversos eventos, dentre eles o lançamento da Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade para a Copa 2014 e da Política Estadual de Plantas Medicinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário