Vídeo em destaque

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Movimento Transformar o Sonho em Realidade realiza sua segunda plenária em Porto Alegre


Para aprofundar o debate entre os estudantes que representarão suas universidades no 52° Congresso da UNE e 2° Congresso da UEE-RS Livre, são realizados semanalmente encontros do movimento Transformar o Sonho em Realidade em Porto Alegre.
No encontro dessa semana, que ocorreu no dia 04/06, os estudantes debateram o financiamento da educação e reafirmaram a luta pelo investimento de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, assim como 50% dos royalties gaúchos. Também foi debatido a necessidade de investimentos na UERGS e interiorização da UFRGS e que percebe-se um avanço significativo no ensino superior brasileiro, através da mudança da visão do papel do Estado, retomando investimentos na universidades públicas e lançando programas como o Reuni e o ProUni.
No encontro anterior, o assunto debatido foi a história da UNE, como funciona o seu congresso e a sua importancia nos dias atuais. Também se falou no papel central que a atual geração tem em consolidar a UEE-RS Livre, que leva o nome de João Carlos Haas Sobrinho (o doutor Juca), herói da guerrilha do Araguaia.
No entanto, ainda estamos longe de alcançarmos a educação que queremos. O Movimento Transformar o Sonho em Realidade defende um ensino superior de qualidade para cada vez mais jovens, ampliando o acesso e garantindo a permanência do estudante até o término do curso, bem como uma universidade voltada para o desenvolvimento nacional.
Afinal de contas, não podemos achar normal o Brasil ser a 7ª maior economia mundial e ao mesmo tempo termos 11% de analfabetos no país ou, ainda, notar que menos de 15% dos jovens brasileiros estão na universidade. Dados como esses comprovam quão acertadas são as nossas reivindicações e a importância de mantermos os estudantes mobilizados para que o sonho de uma educação de qualidade para muitos jovens se transforme em realidade.
Os estudantes presentes se manifestaram, contribuindo e questionando acerca do tema. A proposta é construirmos coletivamente a tese do nosso Movimento, através das demandas concretas dos estudantes. Nesse sentido, as Plenárias Municipais vem jogando importante papel para aproximar a UNE da vida e dos problemas enfrentados pelos estudantes nas principais universidades de Porto Alegre.

Por Luíza Almeida Bezerra, coordenadora do Movimento Transformar o Sonho em Realidade em Porto Alegre, para o UJS Gaúcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário