Vídeo em destaque

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nova nota da UNE e UEE-RS Livre sobre a PUC-RS

A União Nacional dos Estudantes – UNE entidade representativa do conjunto dos estudantes universitários brasileiros, vem novamente manifestar-se em relação às eleições de delegados para o Congresso da UNE na PUC-RS.

1- O Congresso da UNE é o maior evento da juventude do país. Serão mais de 1,5 milhão de brasileiros de quase 100% das Instituições de Ensino Superior participando em todos os estados dos debates que conduzirão os próximos dois anos da entidade máxima de todos os estudantes universitários do país.

2- Na PUC-RS, as eleições para o Congresso da UNE seriam organizadas pelo seu DCE, mas a atitude anti-democrática dessa entidade impossibilitaram a realização de um processo compatível com a tradição democrática da UNE.

3- Na incapacidade do DCE organizar eleições democráticas, a comissão Nacional de Credenciamento e Organização (CNECO) assumiu a organização dessas eleições. Infelizmente, o que ocorreu na PUC-RS desrespeita a tradição da UNE e do seu congresso.

4- Em tratativas para resolver os impasses da PUC, a reitoria da universidade impediu a entrada do vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, em uma dessas negociações. Manifestamos o nosso repúdio a estas práticas anti-democráticas, conservadoras e opressoras que vem de encontro com aquilo que há vinte anos denunciamos dentro dessa Instituição. É inadmissível que uma entidade com a história da UNE seja impedida de intervir para defender a democracia.

5- Exigimos da PUC-RS e do DCE um posicionamento no sentido de aceitar a demanda justa dos estudantes: democratizar o movimento estudantil da PUC-RS.

Lutamos por uma nova universidade e certamente os pilares dessa construção devem acontecer a partir dademocracia e da devida participação estudantil.


União Nacional dos Estudantes
União Estadual dos Estudantes - Livre

Por Eriane Pacheco, Vice-Presidente UNE RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário