Vídeo em destaque

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Militantes da UJS fundam Grêmio Estudantil Fábio Wasem em Novo Hamburgo

E-mail enviado por Hanniel Marques:

Deixem-me me apresentar: sou Hanniel Menezes Marques, tenho 17 anos, estudo no Terceiro ano da E.E.E.M. Maurício Sirotsky Sobrinho, em Novo Hamburgo. Sou um dos membros da UJS aqui em Novo Hamburgo, e desde o ano passado, dirigente da UENH (União dos Estudantes de Novo Hamburgo), onde sou Segundo Secretário.

Antes de morar em Novo Hamburgo, eu vivia em Cascavel - PR, onde militava em movimentos estudantis desde meus 14 anos, aproximadamente. Lá, eu aprendi o que é um movimento estudantil e qual a sua função para o meio em que vivemos. Mas isso é outra história.

Eu saí de Cascavel, e me mudei para Novo Hamburgo em meados de julho do ano passado. Desde então, já comecei a me envolver no colégio. O colégio só tem sete anos, e se situa em um bairro afastado da região central de Novo Hamburgo... o Santo Afonso. Mas não importa o bairro em que se localiza, e sim às pessoas que lá estudam.

Ainda no ano passado, me informei sobre a situação do Grêmio Estudantil, pois eu queria integrar ao grupo, mesmo sem possuir um cargo efetivo. Logo descobri que não havia Grêmio. Mas não me decepcionei, e corri atrás. Fui me informar sobre os alunos que gostariam de participar e formar um Grêmio Estudantil, e já formamos amizades. Porém, já tinha se passado um tempo para fazer um Grêmio, então já começamos a planejá-lo para o próximo ano.

Finalmente, 2010 chegou ao fim, e o ano letivo de 2011 chegou, e junto com ele, a empolgação de criar uma união estudantil dentro do colégio. Infelizmente, não demorou muito para descobrir que algumas daquelas pessoas que estavam interessadas no Grêmio haviam saído do colégio, parado de estudar e etc. Não desistimos e avançamos, e no dia 24/03/11, foi fundado o primeiro Grêmio Estudantil da escola (ainda sem nome), sendo o primeiro desafio, conseguir um nome ao Grêmio (uma tarefa aparentemente fácil, mas que na verdade, foi difícil).

Após isso, o próximo desafio era conseguir tempo para a liberação dos alunos para falarmos do Grêmio...

Enfim, tivemos nossa primeira Assembléia Geral, no dia 20/04/11. Nesse dia, contamos com o apoio de outros integrantes da UENH, que nos auxiliaram. Logo depois, foi escolhido o nome do camarada Fábio Wasem, (ex-presidente da UENH e fundador da UJS em NH, falecido em 2010) para ser o nome de nosso Grêmio. Assim nasceu o Grêmio Estudantil Fábio Wasem.

A data escolhida para a formação de chapas e campanhas foi de 20/04 até 29/04, com eleição no dia 06/05, literalmente, corremos atrás de pessoas que quisessem participar do Grêmio, e a data da eleição teve de ser remarcada para o dia 10/05. Foi difícil, e após atrasos, falta de tempo outras controvérsias, novamente tivemos que remarcar a eleição, desta vez, para o dia 24/05.

Finalmente, dessa vez, não deu outra. Após essa longa pausa, conseguimos fazer uma chapa, onde tinha 23 inscritos; uma verdadeira vitória. Foi chapa única (intitulada "Chapa 1")

Quando chegou o dia 24, estávamos ansiosos. Logo depois da eleição, ficamos sabendo dos votos, e a alegria foi geral quando descobrimos que fomos eleitos por unanimidade.

É para despertar os estudantes para seus direitos e deveres que surgiu o Grêmio, essa união que é formada não por um grupo com poucos jovens, mas por um colégio inteiro.

Hoje, já estamos na ativa, correndo atrás de uma salinha pra nós, mas já felizes por termos ganhado. Já estamos em ação, contamos com o apoio da UENH, UJS NH, e mais outras pessoas, que se disponibilizaram para nos ajudar.

Agradecemos a todos, e agradeço às tantas pessoas que nos ajudaram, em especial, ao pessoal da UJS e da UENH. É uma honra estar com todos vocês. Obrigado.


Hanniel Marques, presidente do Grêmio Estudantil Fábio Wasem


Nenhum comentário:

Postar um comentário