Vídeo em destaque

domingo, 1 de maio de 2011

Extensão da UFRGS: um dia para ficar na história

O sonho virou realidade e a região conseguiu, a partir da união de esforços, celebrar um dos fatos de maior repercussão histórica das últimas décadas na tarde desta quinta-feira: a assinatura do convênio de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a Serra gaúcha.

Luiz Erbes
Assis: assinado convênio para extensão da UFRGS

Os estudantes de diversas escolas públicas de ensino médio lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Nos rostos e nas mãos de quem será beneficiado, o futuro estava estampado. Em cartazes ou em palavras de ordem saudavam a concretização de uma luta com mais de três décadas, que ganhou força com a escolha do então vereador e hoje deputado federal Assis Melo para a presidência da Comissão Especial Pró-Universidade Pública do Legislativo caxiense. Aliás, Assis recebeu esse reconhecimento público nas manifestações e aplausos dos alunos, que mencionavam o seu nome em coro. Em cartolinas, algumas inscrições reforçavam os agradecimentos: “Valeu, deputado Assis, pela luta e empenho”, “Obrigado, Assis. A Serra agradece” e “UFRGS na Serra: essa conquista é nossa!”

O movimento liderado por Assis também ganhou destaque nos posicionamentos de outros políticos e lideranças, como os também deputados federais Pepe Vargas (PT) e Manuela D´Avila (PCdoB), o reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor, Rui Oppermann, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi.

Assis agradeceu as manifestações, fez um discurso em torno da unidade e compartilhou a vitória com todos os que se empenharam pela concretização deste sonho, ao ressaltar ao apoio que teve na comissão dos vereadores Ari Dallegrave (PMDB), Pedro Incerti (PDT) e Rodrigo Beltrão (PT).

“Sempre se lutou nesta Casa pela federalização da UCS. Quando assumi a comissão, pensei: se outros não conseguiram, como eu vou conseguir? Foi então quando passamos a defender a extensão da UFRGS para a Serra. Mas antes de levantar qualquer bandeira, procuramos a universidade para pedir autorização e se podíamos desencadear essa luta. Não se faz a luta se não tem a necessidade. Não podemos furtar os sonhos desses brasileirinhos. Não há desenvolvimento sem conhecimento. Sem unidade e sem luta, não há conquista. Isso aqui não é fruto do Assis Melo. É uma conquista da região, da Serra”, reforçou Assis.

Antes de finalizar sua fala, o deputado revelou publicamente uma pergunta que o prefeito de Caxias José Ivo Sartori (PMDB) havia lhe feito quando foi convidá-lo para o ato de assinatura do convênio. “Prefeito, quem me deu essa ideia foi aquele cidadão que está lá no fundo, que foi presidente desta Casa”, respondeu Assis, nominando o comunista Déo Gomes como o idealizador de um movimento com o foco na extensão da UFRGS.

O convênio celebrado entre o reitor da UFRGS e o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Waldemar De Carli, teve também a assinatura do deputado Assis e do vice-reitor.

O discurso da unidade pela concretização do campus permeou as falas do prefeito De Carli, do reitor e do vice-reitor. “A extensão da UFRGS para a Serra e o Litoral Norte é também um desejo da universidade. Quero parabenizar, na pessoa do hoje deputado Assis Melo, toda a região. Vamos construir esse campus pensando em um modelo de universidade temática. Não vamos trabalhar com sombreamento em relação a outras universidades existentes na região e que são nossas parceiras em muitos projetos, como a UCS”, ressaltou Netto.

Pepe também sublinhou a luta de Assis neste processo. “É uma conquista muito importante para a região. Há muito tempo se reivindicava uma universidade pública para a Serra, mas essa luta ganhou força dentro desta Casa (Câmara de Vereadores) quando o Assis assumiu essa bandeira e levou-a para Brasília”, destacou Pepe.

Manuela endossou: "É um dia de um passo adiante na caminhada de um sonho, gurizada,, por uma luta que foi dos pais de vocês. Parabéns, meu companheiro de partido Assis, que sempre acreditou na realização deste sonho."


Lideranças estabelecem cronograma de trabalho

Após a assinatura do convênio, lideranças políticas, reitoria da UFRGS, Amesne, prefeitos da região, vereadores e líderes estudantis promoveram a primeira reunião de trabalho. Na ocasião, Amesne e UFRGS foram unânimes na escolha para coordenarem o processo de formação do Comitê Regional Pró-Universidade Pública, bem como para estabelecerem a agenda de ações.
O primeiro encontro de trabalho será no dia 27 de maio, às 14h, no anfiteatro da prefeitura de Cotiporã, quando ocorre reunião da Amesne. Também ficou deliberado que vão ocorrer três audiência públicas: em Caxias, Bento Gonçalves e Veranópolis. Esta última por ser a cidade do presidente da Amesne.

De Caxias do Sul,
Roberto Carlos Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário