Um 1º de maio de conquistas para a juventude gaúcha e brasileira
Estudante secundarista exibe cartaz no ato de aprovação da extensão da UFRGS para a Serra Gáucha: educação, trabalho e cultura são as lutas da juventude
Ontem participei do 1º maio que unificou centrais no Parcão de Canoas, na comemoração do 1º de maio, dia Internacional do(a) Trabalhador(a), onde a Juventude da CTB/RS deu um show de criatividade criando o Funk da CTB. No sábado, conversei com o metalúrgico e dirigente estadual da União da Juventude Socialista Max Mota Rodrigues, que trouxe boas novas da Serra Gaúcha: a aprovação de um convênio para a criação de uma extensão da UFRGS na região de Caxias do Sul. Do blog Coletivizando, do coordenador nacional de juventude da CTB Paulo Vinicius, sou informado que quinta-feira da semana passada a presidenta Dilma anunciou um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. Todas essas boas novas revelam o acerto da análise e trajetória da Juventude da CTB/RS e demonstram a necessidade de ampliar a organbização em torno do Coletivo de Juventude da CTB.
1º de maio com Funk da CTB em Canoas
As comemorações do 1º de maio promovidas pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ocorreram em Caxias, Canoas e Alegrete. Em Canoas, o diferencial foi o Funk da CTB, executado pelo diretor estadual de Jovens Trabalhadores da UJS Igor Corrêa Pereira com o grupo de pagode Ki Presença de São Leopoldo. O Funk será exibido no Programa Saber Mais do Sindicato dos Empregados em Escritórios e Empresas Contábeis do Rio Grande do Sul (SINDESC RS), que vai ao ar todas as terças-feiras às 20 horas, e reprises aos domingos as 09:00h e quintas-feiras à 10:30, no POATV, canal 06 da NET, que pode ser assistido também pela Internet no endereço www.poatv.org . O objetivo do Funk é o de aproximar a juventude dos sindicatos. A CTB ainda organizou uma panfletagem com o lema Não fique só na torcida: vista a camiseta das mudanças e participe da CTB, para apresentar a entidade dos trabalhadortes em especial a juventude.
Aprovação da extensão da UFRGS em Caxias com atuação massiva da Juventude
A Câmara dos Vereadores de Caxias ficou pequena na última quinta (28/04), onde o deputado e dirigente da CTB Assis Melo (PCdoB/RS) celebrou Convênio da UFRGS com a Serra Gaúcha para a criação de uma extensão universitária que beneficie os estudantes da Região de Caxias. O metalúrgico e dirigente da UJS Max Mota Rodrigues atuou na mobilização dos estudantes secundaristas de Caxias para o evento histórico. "Nas salas de aula, nós falávamos principalmente com os filhos dos peões, que são os que mais precisam de ensino superior gratuito", conta Max, que relata com emoção a energia da juventude nesse dia. "Cantamos o hino do Rio Grande do Sul e gritávamos UJS. Teve uma hora que tive que sair do local para chorar", revela. O evento marca o apelo que a educação tem para que o jovem se insira com amais qualidade no mercado de trabalho e a importância que a juventude da serra, uma região industrial, dá para aeducação superior gratuita, ainda mais por não ter alcançado ainda esse direito. Saiba maiores detalhes sobre esse dia clicando aqui.
Dilma lança PRONATEC
A presidenta Dilma lançou na última quinta (28/04) o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). A CTB/RS já havia destacado a importância da criação de um incentivo aoo acesso às escolas técnicas. É preciso avaliar com mais detalhamento a proposta de Dilma, mas sem dúvida o problema do insuficiente acesso a capacitação profissional precisa ser solucionado. Para ver o vídeo do lançamento da proposta, clique aqui.
A importância de aumentar a mobilização da juventude em torno da luta por educação, trabalho e cultura
Os últimos acontecimentos revelam a importância que a educação, o trabalho e a cultura têm para a juventude, e a necessidade de ampliar a mobilização em torno da ampliação do acesso a educação superior pública, do acesso a capacitação profissional. O 1º de maio com a presença do funk, do samba, do pagode e do nativismo, demonstrou a necessidade de aliar intervenções artisticas na nossa forma de atuação. É preciso propagandear a CTB como instrumento de organização da juventude que trabalha, e isso se faz por meio da aproximação da linguagem da juventude com o movimento sinidical. O ano é de muita mobilização, pois é ano de Conferência Nacional de Juventude. Precisamos ampliar a mobilização da juventude em torno do processo de Conferencia, seja ela estudante, trabalhadora, artista, esportista. E o caminho está dado: a gente unifica a juventude na luta por uma sociedade em que o filho do trabalhador e o próprio trabalhador possa virar doutor, e possa ser livre para cantar, dançar e ser feliz.
Por Igor Corrêa Pereira
CSC/CTB AssufrgS
Nenhum comentário:
Postar um comentário