Vídeo em destaque

terça-feira, 31 de maio de 2011

Assis defende curso de engenharia para o campus UFRGS Serra

A discussão em torno do projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na Serra gaúcha deu mais um importante passo nesta sexta-feira. O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) defendeu a implantação de curso de engenheira quando forem estabelecidas as graduações a serem oferecidas pelo futuro campus federal. A sugestão foi feita na tarde durante reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que ocorreu no anfiteatro de Cotiporã.
Divulgação
Assis Melo

Assis Melo

“Chamo a atenção para a área das engenheiras porque tive a oportunidade de reunir com o Núcleo de Ciência e Tecnologia do governo federal, que aponta para essa necessidade para que o Brasil possa continuar se desenvolvendo nos mais diversos setores produtivos ”, reforçou Assis.

A explanação de Assis ocorreu logo após a manifestação do presidente da Amesne, prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli (PMDB), que conduziu os trabalhos. O peemedebista chamou a atenção dos prefeitos ou representantes das prefeituras e entidades dos 33 municípios de abrangência da Amesne sobre questionário entregue em um envelope para colher as seguintes sugestões: cursos, modelo do campus e localização geográfica da unidade administrativa. O documento com as ideias deve ser entregue na próxima reunião da Amesne, agendada para o dia 17 de junho, na cidade de Santa Tereza. As opiniões servirão como subsídios na condução do processo de instalação do campus federal.

“Faço um apelo para que a discussão não seja direcionada para a localização do campus. Hoje, temos o orgulho de receber o deputado Assis, que iniciou esse movimento e é o grande protagonista desta conquista. Vamos precisar do protagonismo político dele e de outros deputados gaúchos no Congresso Nacional quando for à votação o projeto do governo para expandir o ensino superior público e gratuito”, enfatizou De Carli.

Entre os encaminhamentos, também foram anunciadas as entidades que terão voz e assento no futuro Comitê Pró-Universidade Pública. Além da Amesne e da UFRGS, participarão um representante da Asssociação das CICS Serra, União Nacional dos Estudantes (UNE), Corede Serra, CTB Serra, CUT Serra, CIC de Caxias do Sul, Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNE) e representanção das Câmaras de Vereadores da região. Neste último caso, a intenção é retirar até quatro nomes de parlamentares para que formem fóruns de discussão regionalizados com os outros legislativos para retirar as demandas e apresentá-las no comitê.

Presidente do Corede Serra e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi, colocou à disposição as estruturas físicas da universidade, como salas de aula e laboratórios, bem como os recursos humanos da instituição.

“Esse movimento pela extensão da UFRGS ganhou força quando o hoje deputado Assis quando estava na Câmara de Vereadores de Caxias. Movimento semelhante houve na década de 50, mas não evoluiu. A região merece e necessita de uma universidade estatal, mas deve vir parceirizada. Tem de vir para complementar o que falta e qualificar o que já existe. A minha avaliação pessoal é de que venha sem nova estrutura física”, ponderou Zorzi.

Assessor do gabinete do vice-governador, José Antônio Adamoli, fez um discurso pautado na união de forças. “Confesso que fiquei um pouco cético quando o Assis começou a luta por extensão da UFRGS, mas hoje estamos debatendo os encaminhamentos de uma conquista. Não pode haver uma disputa ‘do meu e do teu’, mas do nosso. Na questão aeroporto, não houve esse entendimento. Portanto, não podemos ser egoístas de querer as coisas só para nós. Vamos socializar”, pregou Adamoli.

Coordenador da CTB Serra e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Leandro Velho, defendeu a participação efetiva do trabalhador neste processo para possa indicar os cursos que entende necessário para ampliar o seu conhecimento e o dos seus filhos. “Uma universidade federal vai permitir uma maior valorização salarial do trabalhador. Vamos passar listas nas empresas para coletar as sugestões de cursos”, acrescentou o sindicalista.


A estudante do 2º Ensino Médio, Camila Machado, endossou as palavras. “Não podemos pensar os cursos apenas para formar mão de obra para o mercado, como se fossem máquinas. Precisamos pensar quais os cursos atendem os anseios necessidades dos jovens na busca do conhecimento intelectual, científico e na formação como ser humano.”

Espaços para apresentação de campanha publicitária

Antes iniciar o debate, o presidente da Amesne abriu espaço para o publicitário Thiago Amadio, da Wow Propaganda, de Caxias do Sul, expor o conceito da campanha idealizada pelo mandato do deputado Assis Melo para mobilizar a comunidade em torno da vinda da UFRGS para a Serra. Houve dúvidas se deveria ser apresentada como extensão da UFRGS, como constavam nas peças, ou como universidade federal da Serra. De Carli buscará a definição técnica junto às UFRGS para colocar a campanha na rua o mais breve possível.


Por Roberto Carlos Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário