Vídeo em destaque

segunda-feira, 2 de maio de 2011

UJS marca presença no Seminário de Juventude e Desenvolvimento

O primeiro seminário de Juventude de 2011 com o tema “Juventude e Desenvolvimento”, recebeu na manhã do dia 29 mais de 100 pessoas no Plenarinho da Assembleia Legislativa em Porto Alegre. O tema juventude é um dos eixos da atuação parlamentar da deputada Manuela d`Ávila. “Acreditar nos novos ‘jovens’ e pensar que eles podem ser melhores que os anteriores é o nosso desafio. Por isso nosso mandato sempre faz debates como o que promovemos”, afirmou Manuela.

O seminário centralizou os palestrantes nos desafios da juventude e sua participação no desenvolvimento e foi aberto pelo professor do curso de economia da UFRGS Dr. Pedro Fonseca. Segundo ele, “O Estado não existe por si, o Estado somos nós. Nós queremos desenvolver o país, torná-lo mais igual, com bem-estar, onde as pessoas vivam melhor”, falou. O professor Pedro fez, ainda, um questionamento aos estudantes presentes: “Mas como chegamos lá?”. Segundo ele, é preciso abandonar a posição passiva. “Por isso, iniciativas como esta, da deputada Manuela, através do seu mandato, tem tanta importância, porque coloca os estudantes como agentes do cenário político e, portanto, da construção do desenvolvimento do nosso país”, disse o professor Pedro, que também destacou a participação nos grêmios estudantis, nos sindicatos, no esporte, nas associações de bairro e no parlamento jovem como exemplos de protagonismo. “Não podemos ficar parados, vendo a história acontecer. O mundo da sociedade depende da gente, da nossa participação. Cada um escolhe o seu caminho”, finalizou.

O segundo palestrante, Danilo Moreira, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), falou sobre a importância de o governo federal tratar e acompanhar de perto o tema juventude. Segundo ele, há uma grande necessidade de desenvolvimento promoção de políticas públicas para a juventude e o país caminha nesse sentido. Danilo lembrou que cabe ao Estado a garantia do direito à participação política, ao esporte, ao lazer, à cultura, à educação e os jovens devem cobrar isso. Ao final da sua fala, Danilo lembrou que o Brasil conquistou o direito de organizar e realizar dois grandes eventos esportivos: copa do mundo e olimpíadas. “Estes eventos devem servir como motivador de mudanças no cotidiano de nossas cidades. Temos que deixar para o nosso povo um legado de novas atitudes, de autoestima, de cofiança”, destacou. O ex-presidente do Conjuve alertou que a participação da juventude nesses eventos será essencial.

Ainda estiveram presentes na atividade: Adriane Goldoni (Ministério do Meio Ambiente), Eriane Pacheco ( vice-presidente sul da UNE – União Nacional dos Estudantes), Thayná Maronesi (UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Fábio Kossmann (CUCA UNE – Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE), Felipe Maura (UECE - União dos Estudantes do Ceará), Ana Lúcia (diretora de esportes da UEE RS Livre), Flaviana Santos (SMJ – Secretaria Municipal de Juventude), Igor Côrrea Pereira (Jovens CTB – Central dos Tralhadores e Trabalhadoras do Brasil e ASSUFRGS – Associação dos servidores e servidoras da UFRGS e UCSPA), Fernando Garcia (Conselho de Juventude Canoas), Luis Fleck (Conselho Tutelar Riozinho), Flávia da Roseweeck (Conselho Tutelar), Darci josé da Silva (Assoc. De Moradores da Vila Esperança), Márcio Santos - AMACO (Assoc. De Moradores Coqueiros),Marisa da Silva (UAMPA ), Ana Paula Fonseca e Maike (Ponto de Cultura Nazaré Zen), Eliandro Cantini (Projeto CEPJUV), Jacson Lacerda (INNOVI) e Leonardo Kantorski (Gab. Dep. Catarina) e Jovens do programa Protejo de Novo Hamburgo.

Os estudantes também estavam representados pelas seguintes escolas e universidades: Odila, Alberto Torres, Paraná, Emílio Meyer, Instituto de Educação, UFRGS, PUC, Unisinos.

Ainda foram convidados para sentar a mesa ao lado dos palestrantes e contribuir com o Seminário: Maurício Piccin (Governo do Estado – Coordenadoria de juventude), Cebola (Vereador Câmara Canoas).

A UJS, que já tem grande participação nos temas debatidos e atua com protagonismo na juventude brasileira estava presente em peso e contribuiu muito no Seminário.

Ao final das palestras, os estudantes puderam tirar suas dúvidas e expor suas opiniões sobre os temas debatidos durante a manhã. Para eles, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel que têm na construção do nosso país e das mudanças que precisam ser implementadas é muito rica e ajuda no desenvolvimento de cada um.


De Porto Alegre, Tayara Maronesi, diretora de organziação da UJS Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário