A homenagem aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes - UNE, rendeu um lindo desfile da escola de samba Imperatriz Dona Leopoldina, no Carnaval de Porto Alegre.
Com o hino "Pra não dizer que não falei de flores" de Geraldo Vandré, os mais de 1,6 mil integrantes da escola se aqueciam para abrir os desfiles e emocionar os presentes, com um samba enredo que contou toda a história da UNE, de sua criação até os dias atuais.
Com alegorias que mostravam a brasilidade, a irreverência e a combatividade do movimento estudantil, além de uma bateria nota 10 que contou com integrantes que usavam fantasias que lembravam a relação da UNE com a campanha "O Petróleo é Nosso" e a luta por 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, o público presente foi contagiado.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu foi destaque do carro alegórico que lembrou a retomada do terreno da entidade, na Praia do Flamengo, 132. No twitter, Iliescu afirmou: "Sem palavras pra descrever o desfile da #ImperatrizDonaLeopoldina. O público foi ao delírio com a homenagem
aos #75AnosdaUNE".
Já o coordenador geral da União Estadual dos Estudantes (UEE Livre RS), Álvaro Lottermann, desfilou na ala Marcha do Povo, que reproduziu a Passeata dos 100 mil. Segundo ele, a homenagem é justa e "inspirada na profunda relação que a UNE tem com a cultura brasileira", afirmou. Também participaram da ala diversos presidentes de DCEs e militantes do movimento estudantil.
O belo samba enredo rendeu nota 10 para a escola e a Imperatriz retorna para o desfile das escolas campeãs, que acontece neste sábado (25).
Confira abaixo vídeo do desfile, produzido pelo jornal Diário Gaúcho, em que entrevista a ex- vice presidente da UNE e deputada federal, Manuela d'Ávila.
De Porto Alegre, Tiago Morbach
Fotos: Igor Correa, Mateus Bruxel/Agência RBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário