Vídeo em destaque

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fórum Mundial da Bicicleta pode instigar a necessidade de um Plano Cicloviário

Vai até 26 de fevereiro o primeiro Fórum Mundial da Bicicleta. O evento ocorre na cidade de Porto Alegre e é uma iniciativa de usuários de bicicleta da cidade e empresários do setor de comércio e serviço. Confira a programação clicando aqui. O evento, que marca um ano do atropelamento intencional que ocorreu contra ciclistas de Porto Alegre (25/02/11) já ocorre sob um clima de maior conscientização do poder público sobre a importância da construção de soluções sustentáveis de mobilidade urbana.

SEMA RS promoveu passeio ecociclístico

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS tem ser revelado um importante interlocutor com as pessoas que reivindicam a importância da bicicleta para a promoção da mobilidade urbana. Já na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente do ano passado foi realizado um passeio ecociclístico do Parque Marinha do Brasil até o Jardim Botânico. Foram mais de 6km de pedalada sob o frio de seis graus do inverno porto-alegrense. Nessa ocasião, a secretária da SEMA, Jussara Cony (PCdoB), fez questão de destacar: "Nós temos que fazer desse evento um símbolo. Porto Alegre, o Estado e País precisam ter ciclovias, sob o ponto de vista da sustentabilidade ambiental, da nossa saúde e de todo processo coletivo".

Região Metropolitana de Recife discute mobilidade urbana

O Parlamento Metropolitano, entidade formada pelos vereadores dos 14 municípios que integram a Região Metropolitana do Recife, realizou em dezembro de 2011 uma audiência pública sobre mobilidade urbana, tendo como principal objeto da discussão, a criação de ciclovias. Nessa audiência foi discutida a inserção da bicicleta no sistema de transporte, tendo como públicos-alvo, o trabalhador e o estudante. O coordenador do programa Ciclovia nas Cidades de Pernambuco Marcelo Bione, informou que a Região Metropolitana do Recife já dispõe de 73,4 km de ciclovias e ciclofaixas e assegurou que o Governo pernambucano vem tomando várias medidas de incentivo, como uma Lei de Estacionamento, o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana de Recife e a Lei Estadual de Incentivo ao uso da bicicleta.

Por um Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana de Porto Alegre

A bicicleta é um meio de transporte utilizado muitas vezes como alternativa ao transporte público ou ao carro, e merece ser alvo de maior atenção do poder público municipal. Apesar de anunciar a construção de mais de 45 km de ciclovias para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura de Porto Alegre não têm fomentado a cosntrução de um Plano Diretor Cicloviário que pense a Região Metropolitana no seu conjunto. Uma parcela significativa da população utiliza a bicicleta como um meio de transporte para trabalhar ou estudar. Essa prática deve ser incentivada por meio de políticas públicas articuladas, que vão desde a educação ambiental até a construção de meios seguros para a circulação das bicicletas. O Fórum Mundial da Bicicleta pode ser mais um momento para instigar esse debate necessário que infelizmente a Prefeitura não têm enfrentado.


De Porto Alegre, Igor Corrêa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário