Vídeo em destaque

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Caxias: Nota de Repúdio à retirada da meia passagem estudantil e gratuidade dos idosos


A população caxiense foi surpreendida ao saber que a primeira sessão do ano da Câmara dos Vereadores abordaria a mudança na lei orgânica referente ao passe livre para os idosos e o meio-passe para os estudantes. A proposta é extinguir estes direitos.


Ainda que os vereadores da ala do governo digam que desta forma a passagem ficará mais barata para todos, a realidade é que se trata de uma desculpa esfarrapada para tirar direitos. Os trabalhadores e estudantes que utilizam o transporte coletivo para ir ao trabalho ou a escola enfrentam diariamente ônibus lotados, avenidas esburacadas e transito engarrafado, sem falar paradões lotados e constantes assaltos, que vitimam a população diariamente.


Durante a campanha eleitoral, para ganhar os votos do povo, estes mesmos vereadores da base de governo municipal se comprometeram em garantir melhorias no setor de transporte público e até baratear o valor da passagem de ônibus, mas mostram a sua verdadeira face ao trair o povo quando se colocam ao lado dos empresários do setor para tirar direitos da população.


Será que estes vereadores devem favores a estas pessoas? Será que fazem leis para atender aos interesses dos cidadãos ou para atender aos seus interesses dos empresários da VISATE? Estas são perguntas que não querem calar. As melhorias não são cumpridas, todos podem confirmar isso.


A VISATE tem um dos piores sistemas de transporte público do estado, poucas possibilidades de integração, pouca frota noturna e para bairros mais afastados. O monopólio serve exclusivamente pra encher os bolsos de um grupo de empresários, que nada investem na melhoria do transporte publico caxiense.


A realidade da juventude caxiense é do estudante que trabalha, ganha pouco, muitas vezes tem de pagar o estudo, vestuário, alimentação e ainda por cima é onerado com o valor do transporte público.


Tirar o direito à meia-passagem dos estudantes e ao passe livre dos idosos é restringir o princípio básico de ir e vir de grande parte da população de Caxias do Sul.


Enquanto muitas cidades brasileiras apresentam avanços no transporte coletivo, como por exemplo, com o direito ao passe livre estudantil, um grupo de vereadores, junto com a VISATE, pretende levar nossa cidade a mais um retrocesso. Não é possível chegar a avanço nenhum retrocedendo.


A maior prova de que os estudantes não se conformam com a retirada de seus direitos e com toda a exploração sofrida diariamente é estar presente dia 14 de fevereiro na câmara dos vereadores, às 17 horas, para protestar não somente contra a retirada da meia-passagem, como também para reafirmar a luta pelo passe livre estudantil.


Faça parte desta luta para garantir os nossos direitos!



Direção Municipal da União da Juventude Socialista de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário