Vídeo em destaque

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Opinião: Os desafios da UEE Livre - RS - Por Thiago Carvalho

Confira o artigo do Secretário-Geral da UEE Livre-RS sobre os principais desafios da gestão


No dia 27 de janeiro de 2012, no Fórum Social Temático, aconteceu a posse da nova direção da União Estadual dos Estudantes – Livre do Rio Grande do Sul. A UEE – Livre Dr. Juca, que nasceu em 2009, da necessidade da construção de uma entidade que estivesse presente no dia a dia dos estudantes, construindo com os mesmos as lutas do movimento estudantil e capaz de representar a pluralidade dos estudantes. Essa gestão que se inicia tem como principal desafio para o próximo período o enraizamento da entidade na base estudantil, consolidando o trabalho realizado pela gestão anterior.

A primeira gestão dessa entidade teve como desafio rearticular o movimento estudantil universitário do nosso estado. Nesses pouco mais de dois anos de gestão a entidade esteve presente em diversas lutas e debates fundamentais para os estudantes, como o debate da Assistência Estudantil, da reestruturação da UERGS, da regulamentação do ensino superior privado, realizou o 1ª Encontro de Mulheres Estudantes, o Encontro dos Estudantes do Prouni, entre outras diversas atividades. Contudo, as dificuldades de comunicação com a diversidade dos estudantes e consequentemente de mobilização ainda são grandes e aí está o outro grande desafio da gestão recém empossada.

A UEE – Livre precisa ter a capacidade de dialogar, mobilizar e representar a pluralidade dos estudantes. Para tanto, é fundamental que a entidade esteja inserida nos mais diversos debates que acometem os universitários do Rio Grande do Sul. Questões como a Assistência Estudantil que permitem a permanência do estudante na universidade até debates de Direitos Humanos, sobretudo das questões LGBT, das opressões de gênero, e de combate ao racismo. Acreditamos que a UEE – Livre deve representar o conjunto dos estudantes: desde o trabalhador que muitas vezes tem dificuldade de frequentar a universidade até o estudante acadêmico que faz pesquisa e extensão, servindo como instrumento de mobilização e de construção de lutas pelo avanço da educação e pela disputa de projeto de uma sociedade fora da lógica do capitalismo!

Acreditamos que a UEE – Livre tem o papel de contrapor a falta de representatividade da “UEE das carteirinhas”, que utiliza de um subterfúgio legal para fazer as carteirinhas escolares e utilizar o dinheiro arrecado para favorecimento de um determinado grupo político. Para contrapor a esta entidade, que reproduz os vícios da velha política, vemos a necessidade da auditoria nas contas da “UEE das carteirinhas”. Para nós transparência é igual a compromisso com os estudantes e com o movimento estudantil. Vemos na UEE – Livre uma entidade capaz de estar no dia-a-dia dos estudantes, nos CA’s, DA’s e DCE’s rearticulando o movimento gaúcho e modificando a realidade dos estudantes.

Vemos como principal bandeira a Assistência Estudantil, como a construção de casa de estudantes nas universidades públicas e privadas, o sistema de cotas, as bolsas-auxílio entre outras políticas que venham permitir que o estudante tenha condição de cursar a universidade. Vemos no fortalecimento da UERGS uma alternativa para fornecer ao estudante gaúcho uma educação pública, de qualidade e que não seja voltada para o capital e sim para a nossa sociedade.

Esperamos que essa gestão que teve início em uma grande cerimônia feita na tenda da UNE no Fórum Social Temático seja vitoriosa não só nas lutas dos estudantes gaúchos, mas que ela possa modificar a realidade conservadora das universidades gaúchas. Universidades estas que investem pouco em pesquisa e deixam de lado a extensão. Vemos como prioritária a valorização da extensão para que assim a universidade possa transpor os muros e fazer assim com que o seu conhecimento modifique de fato a sociedade.

Thiago Carvalho é Secretário-Geral da UEE Livre – RS e militante do Movimento Mudança

Nenhum comentário:

Postar um comentário