Vídeo em destaque

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UNE participa de grande assembleia dos movimentos sociais no FST




Estudantes presentes querem unidade de movimentos sociais para 2012 e convoca jornada continental de lutas da juventude latino americana

No último sábado (28), o auditório da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS), recebeu a assembleia dos movimentos sociais, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, entre elas inúmeras lideranças dos movimentos sociais, estudantil, movimento sindical e lideranças indígenas. A atividade teve como objetivo divulgar a plataforma conjunta das entidades rumo à Rio+20, programada para junho deste ano.

Entre as pautas discutidas, a unidade dos movimentos sociais para a criação de uma agenda de lutas para 2012 foi ressaltada por diversas lideranças. Em sua fala, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, enfatizou a importância de aproveitar o momento de crise que o mundo vive para criar uma agenda concreta de lutas. “Vamos disputar o conteúdo da interpretação dessa crise. Precisamos nos ressignificar. Nós temos uma agenda concreta de valorização do trabalho, democracia, e integração entre os povos latinoamericanos”, disse.

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MST), João Pedro Stédile, chamou a atenção dos participantes para os desafios que terão que enfrentar de agora em diante, colocando como importante e necessário que os movimentos estejam unidos para enfrentar o capitalismo. “Devemos pensar no que podemos fazer juntos para acabar com nosso inimigo. Precisamos ser mais criativos nas nossas formas de organização e de luta”.

UNE convoca jornada continental de lutas
Alcançar uma maior unidade das pautas de reivindicação dos movimentos sociais de toda a América latina, principalmente dos estudantes, também foi um tema discutido durante a assembleia.

Em sua fala, o diretor da UNE e secretário-executivo da OCLAE (Organização Continental Latinoamericana e Caribenha de Estudantes), Matheus Fiorentini, citou os governos progressistas da América Latina como um sintoma de mudanças no continente e no mundo e convocou os estudantes para a jornada de lutas: “Com esse objetivo de transformação, durante o mês de março, toda a américa latina deve sais e ocupar as ruas”, provocou.

A Jornada Continental de Lutas da Juventude Latino Americana foi oficialmente lançada no dia 31 agosto do ano passado (2011), quando cerca de 12 mil estudantes realizaram uma grande marcha em Brasília reivindicando a destinação de 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para educação. Na ocasião, a líder estudantil Camila Vallejo esteve presente.

Palestina Livre na pauta da assembleia
Durante a plenária, diversos temas foram abordados, o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski , abriu a assembleia saudando os participantes e aproveitou para convidar a todos para participar do Fórum Social Palestina Livre, que ocorre no dia 29 de novembro, na Usina do Gasômetro, também na capital gaúcha.

Quintino Severo, representante do Comitê Nacional de Organização do 1º Fórum Social Palestina Livre e dirigente cutista, ressaltou a necessidade de “derrubarmos o muro do preconceito, do Apartheid. Em novembro, no Fórum Social Palestina Livre, iremos mostrar aos imperialistas que queremos a Palestina livre.”

Por sua vez, Jamal Juma, membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, ressaltou o fato de Israel estar matando qualquer possibilidade de ajuda à Palestina, demolindo casas e fazendo uma limpeza étnica de Israel. “O FST é fundamental para a luta palestina. É um espaço onde os povos podem expressar e reforçar a sua solidariedade mundial”, finalizou.

Camila Hungria para o Portal UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário