Para o carnaval 2012, escola faz emocionante homenagem aos 75 anos da entidade estudantil
Na noite de ontem, 26 de janeiro, a diretoria da UNE, que se encontra na cidade de Porto Alegre para participar do FST, foi recebida na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina para um momento bastante especial: o ensaio da escola, que traz como samba-enredo para o carnaval 2012 a canção: “75 anos com a cara pintada de Brasil, a UNE somos nós, nosso samba, nossa voz”.
A escolha do tema é uma belíssima homenagem ao movimento estudantil brasileiro e ao 75º aniversário da entidade, comemorado esse ano. “Estamos emocionados por estar aqui hoje. Esse é o gesto mais bonito que recebemos até hoje. “O carnaval é o remédio do povo brasileiro, que é muito sofrido. É um momento que cantamos cheios de alegria. Tenho certeza que a escola vai trazer ainda mais brilho para esse ano. Dona Leopoldina Somos nós, nossa força e nossa voz!”, emocionou-se o presidente da UNE, Daniel Iliescu, falando à todos os membros da escola.
O samba-enredo foi uma sugestão do presidente da Imperatriz Dona Leopoldina, Maurício Nunes. “A relação existente entre a história da UNE e do Brasil basta para fazermos esse grande trabalho”, explicou. “Nós esperamos mobilizar os estudantes e a juventude em geral com esta homenagem, em todas as alas e setores da escola, disponibilizaremos espaços para a participação de todos”, completou anunciando também outra novidade da escola para o carnaval desse ano: os estudantes que apresentarem a carteira de estudante da UNE, pagam “meia”no valor da fantasia.
Para construir esse desfile, a escola realizou uma ampla pesquisa sobre a história do movimento estudantil. Chico Passos, carnavalesco da Imperatriz, conta que uma das descobertas que mais o encantou em sua viagem preparatória pela história da UNE foi a relação do movimento estudantil com a música e com a bossa nova: “Fiquei arrepiado quando soube que o Vinícius de Moraes que compôs o hino da entidade. Foi muito nostálgico e nos deu muito fôlego para construir esse belo desfile”.
A escola, que busca o bi-campeonato, conquistou o seu primeiro título em 2010, com um enredo homenageando Beth Carvalho. “Seremos os primeiros a desfilar, queremos botar pra quebrar de cara”, afirmou Passos, que há 6 anos é o carnavalesco da escola.
Ao lado da rainha de bateria da escola, Helena Fernandes, Maria das Neves, da diretoria da UNE, caiu no samba. “Emprestei para ela minha coroa, depois tive que dar o chacoalho para ala, fiquei até com medo da Maria roubar o meu posto na escola”, brincou a rainha de bateria com Maria, a quem deu um anel explicando que toda rainha precisa ter um anel, por que simboliza o brilho.
Para Helena, o samba-enredo tem tudo para levar a escola ao bi-campeonato. “Quando o Maurício (presidente da Imperatriz Dona Leopoldina) nos trouxe o tema, eu confesso que fiquei preocupada. Não conhecia a história da UNE. Mas a preocupação foi absolutamente passageira, ele nos mostrou que a luta dos estudantes faz parte da história do Brasil, e tudo o que poderíamos colocar na avenida. Quando ouvi o samba-enredo pela primeira vez, foi uma emoção muito grande!”, contou após o ensaio.
Para a diretora da UNE no RS, Ana Lúcia, “O samba-enredo conseguiu traduzir a combatividade e a luta da UNE e dos estudantes brasileiros nos últimos 75 anos. É uma homenagem à juventude e à história do Brasil. A UNE sempre esteve na vanguarda das lutas e conquistas do nosso país e agora todos poderão ver um pouco dessa trajetória através do carnaval da sempre campeã Imperatriz Dona Leopoldina”, comemorou.
Surgimento da Imperatriz Leopoldina
A escola foi fundada no dia 5 de janeiro de 1981, e sua fundação é uma conquista de uma luta social.À época da criação da escola, comunidade que formaria a Cohab Leopoldina lutava por moradia e passou a ocupar os prédios abandonados da antiga COHAB de Porto Alegre, localizada na maior área populacional da cidade, vizinha dos limites com Alvorada, próxima cidades limites de Viamão e Cachoeirinha. Do surgimento dessa comunidade nasceu o eixo da paixão que envolve os componentes da escola.
Queria dizer também que a comunidade da Cohab Leopoldina tem todo o nosso respeito. É uma comunidade construída pela luta. O exemplo do DNA da Leopoldina é um exemplo que dá certo e que o Brasil deve seguir”, finalizou o presidente da UNE.
“75 anos com a cara pintada de Brasil, a UNE somos nós, nosso samba, nossa voz”
Avante a nossa marcha começou
Coragem é a vanguarda juvenil
Em tempos de mexer balangandans
Buscavam esperança pro Brasil
Na fé vão quebrando barreiras
A “PAZ” era a sua bandeira
Rebelde sim, de coração
O que é nosso ninguém tira vale ouro
A legalidade, a liberdade de expressão
Do Mané pro Pelé a galera gritou… é gol
Um estilo dançante tão lindo surgiu
Dos anos dourados a lembrança ficou
A força da união estudantil
Tormenta, repressão, tirania, o povo não agüenta
Do lado mais fraco a corda arrebenta
Um clamor pelas ruas se fez ecoar
Caminhando, cantando seguindo a canção
Somos todos iguais, armados ou não
Quero seguir… é proibido proibir
De cara pintada meu anseio é maior
E mostro a cara pro futuro ser melhor
O tempo não pára, o sol vai nascer
Sou um guerreiro LEOPOLDINA até morrer
Minha coroa faz você tremer
Meu pavilhão é que me faz chorar
O samba, que hoje “UNE” todos nós
Comunidade Imperatriz é nossa voz
Presidente: Maurício Nunes dos Santos
Vice: André Santos
Diretor de Carnaval: João Moojen
Carnavalesco: Chico Passos
Autores: Andy Lee, Mingau e Emerson Dias
Intérpretes: Emerson Dias e Cesinha
De Porto Alegre, Camila Hungria. Fonte Portal UNE
Nenhum comentário:
Postar um comentário