Vídeo em destaque

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

UEE Livre RS toma posse no FST




Durante ato foi lançada a campanha “Uergs é TRI! Por ensino, pesquisa e extensão de qualidade”

Na tarde da última sexta-feira (28), no acampamento da juventude, foi empossada a nova gestão da União Estadual dos Estudantes do RS, que reuniu parlamentares, lideranças do movimento estudantil e mais de 200 estudantes presentes no acampamento. A direção da UEE será composta por três coordenadores gerais: Álvaro Lotterman, Marcelo Dutra e Sandino Rafael.

Além das bandeiras de luta do movimento estudantil nacional (a destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação), a principal pauta da nova gestão será a campanha “Uergs é TRI! Por ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, dando início a uma série de debates e audiências que serão promovidos durante o semestre buscando o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Unidade do movimento estudantil
Presente no ato, o presidente da UNE, Daniel Iliescu, prestou uma homenagem ao ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola: “Sua campanha nacional contra o golpe da ditadura foi brilhante. O Rio Grande do Sul fez importantes contribuições para a história do país, e é por isso que estamos aqui e confiamos nessa gestão que se inicia”, pontuou.

Daniel ainda enfatizou a importância das entidades estaduais do movimento estudantil, como as UEEs, para a unidade da juventude brasileira: “É a partir das entidades que a juventude tem essa perspectiva de se unificar e ser cada vez mais plural, o que dá força às nossas lutas. A cada dia nossa juventude dá mais exemplos”, disse.

Posse relembra “Dr. Juca”, morto na Guerrilha do Araguaia
O médico, militante e guerrilheiro gaúcho morto na guerrilha do Araguaia, João Carlos Hass Sobrinho foi relembrado durante a posse da UEE, que, em sua homenagem, recebeu o nome de “Dr. Juca”.

“Convivi com Dr. Juca, ele era aquele que trouxe sua individualidade, sua luta, a sua coragem, a capacidade técnica ligada aos princípios, a ideologia política para a construção de um Brasil melhor. Vocês são herdeiros desta tradição de luta dos estudantes gaúchos. Também nos orgulham ao prestar esta homenagem à grande figura que foi João Carlos Hass Sobrinho “, disse, emocionada, a secretária estadual de meio ambiente do governo Tarso Genro e ex-deputada, Jussara Cony.

Entenda a UEE Livre RS
A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul foi reorganizada em 2009 com o nome UEE Livre, trazendo a marca da luta por democracia e representatividade no movimento estudantil gaúcho. Seu segundo congresso após a reorganização ocorreu em outubro de 2011, com a participação de mais de 500 estudantes e diversos DCEs. A entidade aprovou neste encontro uma intensa pauta de lutas e agenda de mobilizações para o próximo período, como a luta por um Plano Estadual de Assistência Estudantil, defesa e ampliação das ações afirmativas e uma ampla jornada de lutas juntamente com a UNE por 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação.

De Porto Alegre,
Camila Hungria para o Portal UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário