Vídeo em destaque

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vitória da Juventude: Câmara aprova 75% dos royalties e 50% do Pré-sal na educação


Na noite desta terça (25), a Câmara dos Deputados votou pela aprovação do texto que define a distribuição dos recursos dos royalties do petróleo e do pré-sal. Como resultado, a educação ganhou uma importante vitória!
A proposta que estava em votação defendia que 100% dos royalties do petróleo e 50% do pré-sal fossem aplicados na educação. Isso seria essencial para que a meta de aplicar 10% do PIB na educação pública fosse alcançada, sem haver a necessidade de aumentar impostos ao povo brasileiro. Essa meta está no novo Plano Nacional de Educação (PNE), proposto pela UNE e por movimentos sociais, como a UJS, em 2009, e hoje está esperando para ser aprovado no Senado.
Na votação desta noite, os deputados fizeram uma alteração na partilha, distribuindo 25% dos royalties para a área da saúde, e deixando os 75% restantes para a educação, e atenderam à medida de 50% do pré-sal também para o setor.
Com essa aprovação, agora o texto segue para votação do Senado, em caráter de urgência. Se aprovado, essa se tornará uma das mais importantes conquistas para a educação brasileira, pois contribuirá para que o país passe quase a dobrar o seu investimento no setor, visto que hoje o Brasil aplica pouco mais de 5% do PIB. O novo PNE defende que até 2020 este percentual atinja os 10%.
UJS presente na defesa da Educação
Desde que foi proposto o novo PNE, a UJS, em conjunto com muitos movimentos sociais e ao lado das entidades estudantis, como a UNE, a UBES e a ANPG, tem se posicionado nas redes e nas ruas, defendendo pela ampliação dos investimentos na educação.
A conquista de ontem à noite é resultado da mobilização da juventude brasileira, que por inúmeras vezes ocupou as ruas de canto a canto do país, ocupou Brasília e até mesmo a Câmara, chamando o debate para discutir a qualidade da educação que nossos jovens recebem em suas escolas e universidades.
A UJS felicita a toda juventude que ajudou a conquistar esse importante feito. Porém, nossa luta ainda não está concretizada. Temos que pressionar para que o Senado também aprove o projeto. E para isso acontecer, continuaremos a nos mobilizar, e nossa força se dá é através da luta nas ruas.
Por isso, amanhã (27), a UJS ocupará novamente as ruas. Vamos ocupar Brasília, no ato Brasil Mostra Tua Cara, que além de defender os 10% do PIB para a educação, também colocará em debate a luta pela reforma política, pela democratização dos meios de comunicação, contra a “Cura Gay” – e saída de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e pelo passe livre a todos estudantes brasileiros. Saiba mais sobre o evento, através do facebook, e junte-se a nós!
Juventude, avante!

Fonte: UJS Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário