Vídeo em destaque

domingo, 9 de junho de 2013

Em São Francisco de Paula, estudantes fazem manifestação contra possível proposta de fechamento da Uergs

Foto: Géssica Müller


Estudantes da Uergs de São Francisco de Paula realizaram, na tarde deste sábado, um abraço coletivo à unidade da instituição na cidade contra uma possível proposta de fechamento. Mais de 100 manifestantes promoveram ainda uma caminhada pela Avenida Julio de Castilhos e invadiram a Festa do Pinhão com cartazes e gritos de "Vive Uergs", "Fica Uergs" e "Cresce Uergs". 

Durante a passeata, o grupo encontrou o apoio do prefeito Juarez Hampel, que ofereceu o microfone da festa para que dois professores da universidade se manifestassem.

— Foi mais positivo do que esperávamos porque podemos explicar para a população o que está acontecendo — disse a estudante de Pedagogia, Luanda Morais Almeida, 22 anos. 

Segundo os manifestantes, a diretoria regional da universidade teria informado que uma proposta de transferência do polo de São Francisco de Paula para Caxias do Sul, nas futuras instalações de Fazenda Souza, teria sido apresentada pelo grupo de trabalho da Uergs, que faz um estudo técnico sobre a instituição.

Na última quarta-feira, o governador Tarso Genro teria garantido que nenhuma unidade da Uergs no Estado seria fechada, de acordo com o diretor técnico da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Luciano Andreatta Carvalho da Costa.

— O governador disse que a Uergs vai continuar, mas não há nada assinado. Nós queremos espaço para fazer um novo prédio, uma garantia de que a universidade não saia daqui — contesta Luanda.

Em São Francisco de Paula, a unidade da Uergs conta com são 160 alunos. São três cursos de graduação - Pedagogia, Bacharelado e Tecnologia em Gestão Ambiental, e pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade. 



Fonte: Pioneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário