Vídeo em destaque

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vitória da juventude: passagens de ônibus têm reajuste suspenso em Porto Alegre

Foto: Lauro Alves/Zero Hora
O juiz Hilbert Maximiliano Obara, da 5ª Vara da Fazenda Pública determinou na tarde desta quinta-feira, urgência na suspensão do reajuste no valor das passagens de ônibus na capital gaúcha. Após a intimação das empresas, o valor deverá passar dos atuais R$3,05 para R$2,85. Para a imprensa, o prefeito José Fortunati informou que não pretende recorrer da decisão. A notícia foi recebida com entusiasmo pelos jovens que se manifestavam no Centro de Porto Alegre, apesar da forte chuva.

Nas últimas semanas grandes manifestações tomaram as ruas de Porto Alegre envolvendo, em sua maioria, estudantes do ensino médio e universitários reivindicando a redução do valor da tarifa. Para a vice-presidenta sul da União Nacional dos Estudantes (UNE) Ana Lúcia Velho, este é um momento histórico: "Esta conquista veio das ruas e é uma resposta àqueles setores que vendem a ideia de que a juventude não se mobiliza", informou. Após a vitória, Ana avisa que as manifestações não acabaram: "Vamos permanecer mobilizados, desta vez contra a tentativa do governo Fortunati de suspender a lei municipal da Meia-Entrada estudantil durante a Copa do Mundo de 2014. Para a UNE, a meia entrada é um direito e não está em negociação", enfatiza.

Segundo o coordenador geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre RS) Alvaro Lottermann, o transporte público deve continuar na pauta: "estamos muito felizes pela vitória, quem ganha é o povo de Porto Alegre. Agora precisamos aprofundar o debate sobre o tema, a cidade precisa de uma política séria de mobilidade urbana", lembra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário