Vídeo em destaque

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Multidão toma as ruas contra o aumento das passagens em Porto Alegre

Crédito foto Ricardo Duarte/Agência RBS
Cerca de seis mil pessoas participaram na noite de segunda feira, 1° de abril, de um protesto contra o aumento das passagens que fixa em R$3,05 o valor da tarifa do transporte coletivo de Porto Alegre. A manifestação fez com que os funcionários da prefeitura fossem liberados antes do término do horário de expediente. Os manifestantes se concentraram em frente à prefeitura municipal e alguns dos participantes entregaram flores aos integrantes da Brigada Militar, que recusaram.

Para o coordenador geral da União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre RS), Alvaro Lottermann, o ato demonstrou o poder de mobilização da juventude: "os estudantes estão mobilizados e querem a revogação do aumento que faz com que Porto Alegre tenha uma das passagens mais caras do país", afirmou.

Segundo a vice-presidente sul da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ana Lúcia Velho, a entidade não aceita a ameaça ao meio passe estudantil. "O prefeito Fortunati tem declarado que uma das formas de baixar o preço da passagem é revendo isenções, não aceitaremos estas ameaças. O que Porto Alegre precisa é de um programa sério de mobilidade urbana", além disso, a estudante lembrou que a prefeitura enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que suspende a meia-entrada estudantil durante a Copa do Mundo de 2014: "Isto demonstra a falta de comprometimento do governo municipal com a juventude e o povo de Porto Alegre", enfatizou. O participantes já se mobilizam para uma nova passeata na próxima quinta-feira, 4 de abril e o movimento Bloco na Rua continuará mobilizando os estudantes universitários.


De Porto Alegre, Tiago Morbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário