De 28 de outubro até 15 de novembro, o centro de Porto Alegre será tomado pelos apaixonados pela leitura. Vai começar a 57ª edição da feira do livro de Porto Alegre, a maior feira a céu aberto da América latina, motivo de muito orgulho dos portoalegreses, não só pela feira em si, mas pelo cultivo ao hábito da leitura.
Foto: Cristiano Estrela / Correio do Povo
O evento tem a expectativa de receber cerca de 1,7 milhão de visitantes. Estão previstos cerca de 800 sessões de autógrafos, em torno de 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, além de outras atividades destinadas aos públicos infantil e juvenil e para alunos da EJA. Este ano a feira ainda tem uma patrona, a escritora Jane Tutikian, a quarta mulher na história das feiras.
O aspecto negativo é que a Praça da Alfândega, local tradicional da feira, está em obras desde junho de 2009 e foi liberada ainda inacabada. O cronograma das obras atrasou e quando os tapumes foram retirados, em 5 de outubro, a população constatou, frustrada, que ainda falta muito para ela ser restaurada. Considerando que o principal objetivo era o de ampliar as vias internas, além de recuperar a vegetação e melhorar a iluminação, é lamentável constatar que esse patrimônio histórico de Porto Alegre tenha sofrido tamanho desleixo por porte da Prefeitura.
Por Cristina Ely e Emanuel Mattos
Acho isso um abuso e um desrespeito com a sociedade porto-alegrense. Desde 2009 a praça está pronta, e a única mudança perceptível foram alguns postes pintados. Mas poxa, 2 ANOS FECHADA e nada de novo e bonito..meu deus quanta incompetência desta prefeitura: FORTUNATI INCOMPETENTE!
ResponderExcluir