Vídeo em destaque

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

39° Congresso da UBES: São Paulo receberá 5 mil jovens de todo o país


Movimento estudantil secundarista do Brasil se reúne entre os dias 1 e 4 de dezembro no Expo Center Norte; alunos representantes de escolas e grêmios debaterão o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”

Quinze, dezesseis, dezessete anos de idade, nunca é cedo demais para começar a questionar os problemas do país ou do mundo, pintar as caras ou participar de uma campanha na internet, montar um grêmio, debater, ouvir e ser ouvido. Para isso, cerca de cinco mil jovens, estudantes de escolas de todos os estados do país, reúnem-se em São Paulo entre os dias 1 e 4 de dezembro (quinta a domingo) no 39º Congresso da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Com o tema “Todos por uma educação do tamanho do Brasil”, o congresso acontece no Expo Center Norte e, além desse assunto, terá discussões sobre drogas, saúde dos jovens,desenvolvimento do país, mobilidade e transporte para os estudantes, meia-entrada em eventos culturais e também na Copa do Mundo de 2014. Os estudantes também irão eleger o novo presidente da UBES e decidir os rumos da atuação da entidade para os próximos anos.
Segundo o atual presidente, Yann Evanovick, o encontro acontece “em um momento decisivo para maiores mudanças na educação brasileira”. Atualmente a UBES, em parceria com a UNE, realiza a campanha #educação10, por mais verbas investidas no ensino público do país.

Entre os convidados que irão debater com os estudantes estão Malvina Tuttman, um dos principais nomes do ministério da Educação e presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais); o religioso e líder do movimento negro Frei Davi e Fernando Grostein, diretor do filme “Quebrando Tabu”, documentário que aborda a problemática das drogas e tornou-se famoso pela participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.


Podem participar do encontro estudantes dos ensinos fundamental, médio, profissionalizante ou pré-vestibular. É necessário se inscrever realizando o pagamento antecipado (informações para depósito abaixo), ou no primeiro dia do congresso. Caso o pagamento seja efetuado anteriormente, é necessário guardar um comprovante ou recibo de pagamento. O credenciamento custa R$ 50 (para delegados) e R$ 70 (para observadores) e o valor inclui alojamento, alimentação e transporte do alojamento para o Expo Center Norte.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PÓS-GRADUANDOS.

BANCO: Banco do Brasil

AGÊNCIA: 4328-1

CONTA CORRENTE: 7337-7

O processo eleitoral do 39º Congresso da UBES começou há cerca de dois meses, e 4,5 milhões de estudantes de todo o Brasil participaram de votações em 5 mil escolas. Todos os delegados nomeados dentro das escolas, quase 12 mil no Brasil todo, participaram das etapas estaduais, quando elegeram os representantes para o Congresso nacional, que será em São Paulo. Entre os estados que mais elegeram delegados para participar das etapas estaduais, estão São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com 1995, 1261 e 1035 delegados eleitos, respectivamente.

ESTUDANTES FARÃO GRANDE PASSEATA A PARTIR DO MASP

No segundo dia de congresso, dois de dezembro, os estudantes prometem tomar uma das principais avenidas da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, para a realização de uma grande marcha reivindicando 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação. O ponto de encontro da passeata será o vão do MASP (Museu de Arte de São Paulo, às 14 horas.

Essa reivindicação é a principal bandeira de luta do movimento estudantil nacional. (Participe do abaixo-assinado por 10% do PIB para educação clicando aqui). No último dia 31 de agosto, cerca de 12 mil estudantes marcharam nas ruas de Brasília, em uma passeata histórica por maiores investimentos na educação.

A abertura do congresso, no dia primeiro de dezembro, terá o tema “30 anos de reconstrução da UBES – E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”. A entidade foi perseguida e extinta pela ditadura mililtar, voltando a se organizar em 1981. Haverá também homenagens a importantes personalidades da vida nacional que começaram sua trajetória dentro da UBES. Entre os ex-militantes do movimento secundarista no Brasil estão desde a presidenta Dilma Rousseff ao ex-ministro da cultura Juca Ferreira.
(Confira matéria sobre a reconstrução da UBES aqui)

39 º Congresso da UBES
Local: em São Paulo, no Expo Center Norte< Informações no email: ubesecundarista@gmail.com


Está chegando o 39° congresso da UBES. Saiba o que levar na mochila:
Preparamos uma lista com objetos importantes que não podem faltar na sua bagagem.
- Barraca
- Colchonete e travesseiro
- Kit de primeiros socorros (com remédios que você utiliza normalmente)
- Capa de chuva
- Cantil ou squeeze para água
- Sacos e sacolas plásticas (para lixo e para guardar roupas e calçados sujos)
- Fósforos e um isqueiro
- Filtro solar
- Cadeados pequenos (para a barraca e a mochila)
- Caneca de plástico
- Shampoo
- Condicionador
- Sabonete e esponja
- Pasta de dente
- Escova de dente
- Fio dental
- Pente ou escova de cabelo
- Toalha de banho
- Toalhinha pequena
- Papel higiênico
- Absorventes
- Elásticos de cabelo
- Um pouco de sabão em pó ou um pedaço de sabão em barra
- Leve roupas apropriadas para o inverno.
- Saco de dormir
- Isolante térmico, um pedaço de plástico de bolinhas ou folhas de jornal para impedir que a umidade que vem do solo atinja a sua "cama" e penetre pelas costas
- Máquina fotográfica
- Caderninho de anotações e caneta
- Repelente de insetos
- Óculos de sol
- Livro
- Baralho (para o bom e velho truco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário