Vídeo em destaque

sábado, 29 de outubro de 2011

Unijuí: DCE se mobiliza contra o aumento das mensalidades



Na quinta-feira, 27, cerca de 40 alunos da Unijuí reuniram-se com a reitoria da instituição no Diretório Central dos Estudantes do campus Ijuí para dar andamento as negociações relativas ao aumento das mensalidades para o ano de 2012.

Na quinta-feira, 27, cerca de 40 alunos da Unijuí reuniram-se com a reitoria da instituição no Diretório Central dos Estudantes do campus Ijuí para dar andamento as negociações relativas ao aumento das mensalidades para o ano de 2012. A pauta principal da reunião foi o índice de 11% proposto pela alta administração da universidade.

Na oportunidade o professor Laerde Sady Gehrke, vice-reitor de Administração da instituição, externou as razões que levaram ao índice de onze por cento, afirmando que não foi um número criado pela reitoria, mas sim composto uma série de variáveis como, por exemplo, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), a necessidade de investimentos na universidade e a reposição de 1,66 % referente ao ano de 2010, tendo em vista que o aumento nas mensalidades foi inferior ao reajuste salarial dos professores e funcionários naquele ano.

Os alunos manifestarem-se contra a proposta da reitoria, afirmando que os valores atualmente cobrados já estão acima dos praticados por outras universidades da região. Afirmaram ainda, que a aprovação do índice proposto pela reitoria obrigará os alunos a diminuírem o número de disciplinas matriculadas, gerando uma situação de onerosidade tanto para a Unijuí que terá um diminuição na arrecadação, quanto para os alunos que levarão mais tempo para concluir seus cursos.

Segundo Lia Machado dos Santos, atual presidente do DCE, “A educação não pode ser tratada como mercadoria, o aumento proposto pela reitoria está acima da inflação do ano de 2011 bem como dos aumentos salariais. Queremos construir uma alternativa e estamos dispostos a dialogar com os membros do Conselho Universitário sobre o assunto. Queremos um debate amplo, aberto e democrático sendo que nenhuma decisão pode ser tomada a portas fechadas.”

As negociações seguem na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário