Vídeo em destaque

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Presidente da UNE Volante ganha homenagem no aulão da caravana na UFRGS


Deputada Manuela D´Avila esteve presente na atividade debatendo Brasil que a juventude quer construir

Com o objetivo de promover uma reflexão e um debate sobre o país que a juventude pretende construir nos próximos 10 anos, a UNE lançou nas estradas sua caravana UNE Brasil+10, que percorrerá 12 estados brasileiros levando aos estudantes intelectuais e pensadores de diferentes setores da sociedade para ministrarem “Aulões”.

A primeira cidade a receber a Caravana foi Brasília, no último dia 28, os estudantes da UNB assistiram à palestras de representantes de movimentos sociais . Hoje, em Porto Alegre, os estudantes da UFGRS tiveram a oportunidade de debater com Aldo Arantes, ex-presidente da UNE no período de 61 a 62, e a deputada federal e ex-diretora da UNE Manuela D´Avila.

Daniel Iliescu, atual presidente da entidade, apresentou os debatedores: “O presidente da UNE, que a partir da Cadeia da Legalidade iniciou um debate chave para defender a democracia no país, e uma militante da UNE, pessoa muito identificada com as causas da juventude”, disse.

Aldo Arantes iniciou falando sobre transformação social no país. “Os estudantes na América Latina tem o papel de sair na busca pelo novo. O novo em um país pobre significa transformação social. Essa tem sido a bandeira da UNE. Eu considero que a tarefa central da juventude nos próximos 10 anos é aprofundar o processo democrático. Isso significa a democracia do ponto de vista social, político e ambiental, um conjunto de transformações que aproximem de uma nova etapa da sociedade”.

Na mesma linha, Manuela fez uma provocação sobre as reformas que a juventude e os estudantes podem fazer na sociedade para contribuir para a construção de um país mais justo. Em sua fala, citou reforma na comunicação, reforma política e tributária. “Qual é o desafio de vocês? Qual o desafio acadêmico de vocês? O sistema político do nosso país é um problema. É um sistema que privilegia quem tem poder econômico. Outra coisa, até quando vamos aguentar ser um país que os mais pobres e os mais ricos pagam a mesma quantia de impostos?”.

O ex-presidente da UNE, Aldo, ressaltou a importância da luta contra a corrupção e sua solução em mudanças estruturais da sociedade: “Só um novo sistema poderá botar fim a essas discussões, mas tem que ter força política, tem que unir milhões e milhões de pessoas”.

Homenagem à Aldo Arantes e UNE Volante

O Aulão também foi um momento de homenagem à Aldo. “É muito comum ouvirmos que temos determinadas posições quando somos jovens, e depois de adultos deixamos de tê-las . o Aldo é uma pessoa que mostra que isso não é verdade”, disse a deputada no momento da homenagem.

Aldo Arantes foi presidente da UNE durante um importante período histórico, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e Brizola iniciou a Cadeia pela Legalidade, uma campanha nacional contra um golpe ditatorial e em prol da manutenção de uma sociedade democrática. Aldo foi uma das lideranças que protagonizou essa luta, que também culminou com a UNE-Volante, uma caravana que percorreu o Brasil para debater reforma universitária como um dos pilares para a construção de um Brasil soberano e democrático. A UNE-Volante partiu de porto Alegre.

Realizar uma caravana é um esforço de atualização dos métodos de atuação do movimento estudantil. A UNE-Volante surge como desdobramento desse processo. Isso teve um impacto muito grande, que organizou de forma sólida a UNE no país todo. Parabéns, UNE!”, finalizou Aldo.

Para o Portal UNE
Camila Hungria, de Porto Alegre / Fotos Fábio Bardella

Nenhum comentário:

Postar um comentário