Vídeo em destaque

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pluralidade de vozes marca encontro de prounistas na PUC-RS




Participação e representatividade dos estudantes na universidade foram temas centrais do debate

No último dia 3 de abril, em Porto Alegre, o auditório da PUC-RS teve sua platéia lotada por estudantes, ansiosos por participar do 2º encontro de prounistas da Caravana da UNE Brasil+10. A UNE protagoniza o debate a cerca do programa desde sua implantação, no ano de 2005, e continua desempenhando papel fundamental no apontamento de diretrizes para manutenção e aperfeiçoamento do programa.

“O ProUni traz uma possibilidade de transformação real da vida desses jovens, da periferia do Brasil. A UNE dialoga a partir daí, do cotidiano deles, que são a maioria. E esses jovens precisam ter a dimensão do retorno que o programa pode ter para seus locais de origem”, começou o representante da Secretaria de Educação, José Tadeu Almeida, presente à mesa de debatedores.

As principais reivindicações da UNE para o aperfeiçoamento do programa seguem a busca do princípio democrático de igualdade de condições, “Nesse sentido, temos algumas principais bandeiras de luta: concessão de 100% de bolsas integrais; assistência estudantil; possibilidade dos prounistas participarem de programas de extensão”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A diretora da UNE do RS e aluna da PUC-RS, Tabata Silveira, durante o debate, ressaltou a importância do envolvimento e participação dos estudantes na construção dessa pauta: “Nós precisamos ter um espaço para apresentar as reivindicações. Democratizar a universidade passa por criar espaços de representatividade dos estudantes. Queremos ser tratados como sujeitos da educação, não como objeto”, disse. Os encontros de prounistas realizados em cada cidade por onde passa a caravana estão desempenhando esse papel de aprofundamento do debate e participação ativa dos estudantes do Brasil todo na construção da pauta de reivindicação do ME.

A vice-presidente da entidade no Rio Grande do sul, Ana Lúcia Velho, trouxe ao debate dois exemplos de mobilização do ME muito importantes para a pauta dos prounistas: “A UEE-SP está com uma grande campanha de passe-livre para prounistas. Precisamos, aqui, sistematizar nossas demandas”, disse, convidando os estudantes para outro importante momento, o encontro estadual de prounistas, que acontecerá na PUC-RS no dia 31 de abril. “A partir desse encontro vamos formular uma carta que será entregue ao Ministro da educação”, finalizou.

O debate reuniu uma grande diversidade de vozes dentro do movimento estudantil, todas concordando que é preciso aprofundar a discussão e ampliar a participação da juventude para transformar a realidade da universidade no país. “A UNE traz para dentro diversas opiniões. Hoje fazemos esse debate para nos debruçarmos sobre questões pertinentes à luta por um país mais democrático”, concluiu a vice-presidente da entidade, Clarissa da Cunha.


Para o Portal UNE
Camila Hungria, de Porto Alegre / foto: Fábio Bardella

Nenhum comentário:

Postar um comentário