Vídeo em destaque

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

UJS Rio Grande realiza Marcha da Educação por 10% do PIB


Centenas de pessoas. Palavras de ordem dando um ultimato ao Governo Dilma: 10% do PIB para a educação é o que queremos. Jovens e velhos. Caras pintadas. Bandeiras em punho. A cidade de Rio Grande parou para contemplar essas cenas nas ruas da cidade. A Marcha da Educação mobilizou professores, técnicos administrativos, estudantes universitários e principalmente secundaristas das redes federal, estadual e municipal de ensino para a luta em defesa da destinação de um décimo do Produto Interno Bruto brasileiro à educação.

Organizado pela União da Juventude Socialista, e prestigiado por diversas entidades ligadas a educação da cidade, a atividade marcou o dia 1º de setembro dos rio-grandinos. Participaram do ato a URES, DCE – FURG, DCE Anhanguera, JPT, CPERS, SINTERG, SINPRO, SINASEFE – SESIRG, APROFURG e APTAFURG. O ato teve início ás 8h30min, com a concentração no Largo Dr. Pio, onde o presidente da URES, Fellipe Belasquem, fez uma fala reafirmando a luta do movimento educacional brasileiro em defesa dos 10% para a educação. Às 9h, os manifestantes partiram em marcha pela Rua General Neto, contornaram a Praça Tamandaré pelas ruas General Vitorino e 24 de Mario, rumaram até a Rua General Osório por onde se deslocaram ao ponto final da Marcha, o Hospital Universitário. Lá, os líderes das entidades realizaram intervenções.

Cada uma das instituições presentes, em separado, possui sua rotina em busca das melhores condições de trabalho e da educação. O movimento realizado na cidade não só fomenta as manifestações estudantis por melhorias no sistema, como também agrupa, numa única atividade, as pautas em comum desses grupos. “Os movimentos foram estourando em separado, o que a UJS conseguiu fazer foi unificar esses grupos”, afirma o diretor de comunicação da Ures e da UJS, Chendler Siqueira.

“É um ato conjunto dos sindicatos e das organizações estudantis pela aplicação de 10% do PIB nacional para a educação”, afirma o coordenador geral do DCE da Furg, Carlos Eduardo Nunes.

Além dessas manifestações, os estudantes aproveitaram para pedir o uso do meio-passe em tempo integral. Segundo eles, só é permitido o uso da carteira escolar nos horários estipulados. “Estudante é estudante o tempo inteiro”, afirma Chendler Siqueira. Além disso, os manifestantes também pediam a participação de todos na Conferência da Juventude, que vai ser realizada no dia 17 de setembro.


De Rio Grande, por Fellipe Belasquem, presidente da União Rio Grandina dos Estudantes Secundaristas (URES).

Crédito Foto: Marcos Branco


Confira mais aqui , aqui e aqui


Um comentário: