No primeiro dia de conferência, além do ato político de abertura, aconteceu a palestra de contextualização, a exibição do video “Diz, Aí!” e a apresentação do texto-base da 2ª Conferência Nacional de Juventude. No segundo dia, os participantes debateram propostas em grupos temáticos, sob os eixos: Direito ao desenvolvimento integral, Direito ao território, Direito a experimentação e a qualidade de vida, Direito a diversidade e a vida segura e Direito a participação. Participaram dos debates, como facilitadores, os representantes da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Juventude, Gabriela Freitas e Marcos Puchalski, além da diretoria provisória da União Municipal de Estudantes Secundaristas e da Secretaria Executiva da Agenda 21- Passo Fundo.
Após os debates, iniciou a plenária final onde foram votadas as propostas debatidas. Dentre as principais propostas aprovadas estão: investimento de 10% do PIB brasileiro e 50% do fundo social do Pré-sal na educação; o fortalecimento dos órgãos institucionais de juventude, tendo em vista a transformação da Coordenadoria da Juventude do município em Secretaria; a criação, por lei, da Semana Nacional da Juventude; mais investimentos para a construção de espaços para a livre prática de esportes; e a criação de projetos mais abrangentes de educação ambiental para jovens.
A Conferência, foi organizada pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo através da Coordenadoria da Juventude, em conjunto com a Comissão Organizadora. Em todo processo de construção, mais de 4500 jovens foram envolvidos nas conferências preparatórias, em que participaram estudantes universitários e secundaristas, juventudes partidárias, grupos de jovens religiosos, jovens tradicionalistas, entre outros.
A Conferência Muncipal foi etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Juventude, que ocorrerão entre 14 e 16 de outubro e 9 a 12 de dezembro, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário