Vídeo em destaque

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Seminário debate novas ideias da juventude para Porto Alegre

Cerca de 200 jovens participaram do seminário organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Porto Alegre para debater novas ideias que solucionem os antigos problemas da cidade. Participaram do evento a deputada federal Manuela d'Ávila, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Maroni e a presidenta estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Ticiana Alvares. O evento faz parte do processo de Conferência do PCdoB da Capital.


Os jovens presentes demonstraram muita disposição para construir a Porto Alegre dos seus sonhos e identificaram vários problemas, sendo o mais lembrado a questão do transporte público. Para o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Emílio Meyer, Tiago Souza, a passagem é muito cara e a dificuldade de locomoção é grande. A sua ideia para resolver o problema é exigir frotas maiores das empresas de ônibus e o passe-livre para estudantes.

O mesmo problema é percebido pelos integrantes do grupo Restinga Crew, que se apresentou no evento. A ideia do grupo é justamente reunir novas ideias, "Não só do Restinga Crew, mas de toda Porto Alegre".

Já para o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, Alan Matos, o principal problema de Porto Alegre é a violência e a ideia apresentada por ele é o aumento de segurança nas ruas, praças e parques para que a juventude possa de fato ocupar esses espaços. Além disso, Alan defende mais investimentos na educação.
Segundo o presidente do Grêmio Estudantil da Escola Padre Reus, Giovani Oliveira, a juventude de Porto Alegre enfrenta grandes problemas e a sua ideia é a criação de centros de referências para os jovens, onde existam espaços para praticar esportes e ainda sejam culturais e de laser.
A diretora da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre, Thayná Maronesi, convidou todos os jovens a participar da Conferência Municipal de Juventude, mas afirmou que o descaso do governo municipal com a construção de políticas públicas para a juventude é tão grande, que até o momento em que acontecia a atividade, a conferência não tinha data definida. Para finalizar, convidou também os estudantes a participar do 39° Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.



Por Tiago Morbach, diretor de Comunicação da UJS RS.
Crédito fotos: Flávia Lima Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário