Vídeo em destaque

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UJS elege Coordenador Geral da UEE Livre/RS

A União Estadual dos Estudantes (UEE Livre/RS) "Dr João Carlos Haas Sobrinho" realizou seu II Congresso no dia 24 de setembro, em Porto Alegre. Cerca de 400 estudantes de mais de 20 instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul estiveram presentes e elegeram para uma das coordenações gerais da entidade, o militante da UJS e estudante da UPF, Álvaro Lottermann, ao lado do estudante da UFRGS, Sandino Rafael e do estudante da FURG, Marcelo Dutra.
Foto: Roque Júnior

O congresso contou com a participação de DCE e Diretórios Acadêmicos de inúmeras universidades, demonstrando o fortalecimento da rede do movimento estudantil gaúcho. Após debates que contaram com os Deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Jeferson Fernandes (PT), a Vice-presidente da UNE Clarissa da Cunha, a diretora de cultura da UNE Maria das Neves, entre outros, os estudantes debateram e aprovaram uma plataforma de lutas para a entidade no próximo período.

Entre os temas mais abordados estão a luta ao lado da UNE por 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, a realização de uma jornada de lutas pelo Fundo Estadual de Assistência Estudantil e a criação de um plano emergencial de recuperação da UERGS.

O estudante de engenharia e presidente do DCE da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rubens Astolfi, destacou a importância da UEE Livre/RS pautar avanços para a educação no estado “Realizamos em agosto o Encontro de estudantes do ProUni na UPF e vimos a necessidade de medidas que garantam a permanência do bolsista, o DCE estará ao lado da UEE Livre nessa luta”.

Foi aprovada por unanimidade a “Carta Farroupilha” que valoriza a unidade do movimento estudantil para estar à frente de grandes mobilizações que culminarão em conquistas para a juventude e o povo gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Rio Grande o Sul.

Ao final do Congresso foi eleita a nova direção da entidade, com 82% a chapa “O movimento estudantil unificado para as mudanças do Rio Grande do Sul” terá maioria na gestão que também contará com a chapa “UEE é pra lutar” que obteve 18% dos votos.


De Porto Alegre, por Ana Lúcia Velho, vice-presidente sul da UNE

2 comentários:

  1. Grande congresso da Uee Livre, e com certeza será também uma grande gestão! Avante Revolucionários!

    ResponderExcluir
  2. Congresso democrático, construído com diversas forças do movimento estudantil, após uma gestão de luta, essa será ainda melhor!
    Parabéns aos estudantes que constroem entidade o movimento estudantil no Rio Grande do Sul!
    Parabéns Álvaro, coordenador geral da UEE, que representará a gloriosa UJS!

    E vamos à luta!

    ResponderExcluir