Vídeo em destaque

terça-feira, 9 de agosto de 2011

UNE, 75 anos lutando pelo Brasil. Nossa história dá um bom samba?


Ao longo de seus 75 anos, a União Nacional dos Estudantes consolidou-se como uma das entidades de maior protagonismo do Brasil e manteve-se irreverente, ousada e jovem. A UNE está acostumada a tomar as ruas servindo de porta voz dos estudantes brasileiros, mas em 2012 suas palavras de ordem estarão ao lado do samba, suas reivindicações serão empunhadas pelas porta-bandeiras e a avenida tomada pela alegria e brasilidade da entidade será a Porto Seco, já que a escola de samba de Porto Alegre, Imperatriz Dona Leopoldina confirmou na manhã de hoje (09/08) a homenagem aos 75 anos da União Nacional dos Estudantes.

Com o enredo "75 anos de cara pintada de Brasil - A UNE somos nós, nosso samba, nossa voz!" a escola de samba cantará a história de lutas dos estudantes brasileiros, da sua fundação, passando pela bossa nova, pelo futebol, pelo enfrentamento ao regime militar, campanha Diretas Já, Fora Collor, até os dias atuais.

Se "tudo é dançável" como um dia escreveu Galeano, também é verdade que a nossa história é perfeitamente "sambável", algo já comprovado na 7ª Bienal da UNE que teve como tema "Brasil no estandarte, o samba é meu combate" e a participação de milhares de estudantes do país inteiro. Para os estudantes brasileiros não resta nenhuma dúvida, este enredo já nasce no ritmo de uma escola campeã.



De Novo Hamburgo, por Tiago Morbach, estudante de jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário