Vídeo em destaque

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bate-papo com Manuela volta às escolas


Com a volta às aulas, a deputada Manuela retomou o projeto Bate-papo nas escolas. Nesta sexta-feira, 05, Manuela conversou com os alunos da escola Infante Dom Henrique, que fica no bairro Menino Deus.

Manuela falou mais uma vez sobre a importância da participação da juventude no desenvolvimento do país. "São 55 milhões de jovens no país. Vivemos, portanto, o ápice da nossa capacidade de produção e de trabalho. Para que isso se efetive como desenvolvimento para o Brasil é essencial a participação da juventude, a retomada do seu protagonismo", defendeu Manuela.

Durante o bate-papo, a deputada falou também sobre projetos de lei, sobre o cenário político nacional e sobre o Prouni. "O Prouni é um grande avanço. Sua viabilização permite que, enquanto eu não consigo ver realizado o meu sonho de uma universidade pública para todos, que o maior número possível de pessoas tenha a chance de cursar o ensino superior. Não posso cruzas os braços braços ou apenas acreditar que um dia teremos universidade pública e gratuita para todos. Trabalhamos para isso todos os dias. Mas é uma longa mudança. E eu quero agir no presente, quero que aqueles que têm a chance de formar através do Prouni se unam nessa mudança, nesse sonho. Um dia teremos, sim, universidade pública para todos. Mas hoje, o Prouni é um grande avanço. Há poucos anos, apenas 3% da população cursava o ensino superior. Com o Prouni, são 14%. Ir contra essa realidade é ir contra o país", afirmou Manuela.

Os alunos questionaram a parlamentar sobre o projeto de lei da meia-entrada em Porto Alegre. Manuela lembrou que, quando vereadora, apresentou um projeto de lei que implementava essa solicitação. "Na época, não era unanimidade. Hoje, felizmente, é e o projeto foi desarquivado. É preciso que todos - vereadores e jovens - se mobilizem para a aprovação da lei e para sua implementação pelo governo municipal", ressaltou. Para a deputada, têm a mesma importância que este projeto outros dois que ela também defendeu enquanto vereadora: fracionamento na compra das passagens escolares e meio-passe também aos finais de semana para os estudantes.

Ainda respondendo a questionamentos dos alunos, Manuela falou sobre o que chama de "nova política sobre drogas". Segundo a parlamentar, o Brasil precisa enfrentar a situação com coragem, conhecimento e estudo. "Estive na Holanda estudando o tema das drogas. Eles têm uma pesquisa de mais de 20 anos que sustenta a política lá empregada. Precisamos disso no Brasil. Não se pode falar em liberação de uma ou outra droga. É preciso analisar o contexto em que tudo acontece, criar reais chances de reabilitação, ter clínicas psiquiátricas, separar os problemas de saúde dos problemas de segurança. Não se pode tratar o tema de forma simplista porque morrem anualmente 30 mil jovens no Brasil. Eu defendo a regulamentação de alguns tipos de drogas, mas feito de acordo com muita pesquisa, muito estudo de impacto e um plano de ação concreta", explicou.

Fonte: www.manuela.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário