Vídeo em destaque

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Conferência Livre de Juventude na Escola Oscar Coelho


Estudantes do Ensino Médio Noturno da Escola Estadual Oscar Coelho de Souza, do Bairro Lami de Porto Alegre/RS apresentaram ontem (24/08) propostas para a conquista de trabalho decente, transporte público, saneamento e oportunidades para a juventude de uma comunidade esquecida pelo poder público no extremo sul da capital gaucha.

O tema do debate foi Juventude, Trabalho Decente e Cidade, e foi organizado por Tayara Maronesi e Igor Pereira, diretores estaduais da União da Juventude Socialista, que apresentaram para os jovens os objetivos e o funcionamento da Conferência e expuseram sobre o tema da palestra.

Trabalho decente exige educação e conciliação com outras atividades
Igor Pereira, Diretor de Jovens Trabalhadores da UJS, falou sobre os desafios da juventude para conquistar um trabalho decente. Boa parte dos estudantes presentes conciliava o estudo com o trabalho, como o caso de Marcelo Colombili, que relatou trabalhar no comércio de segunda a segunda. "Um trabalho decente para a
juventude é um trabalho que permite tempo para a família, estudo, lazer. O caso do Marcelo se repete milhares de vezes, mas nem todos os jovens tem a persistência de continuar estudando como ele tá fazendo. Trabalho decente para a juventude passa por redução da jornada para 40h, regulamentação do trabalho comerciário aos domingos e outros mecanismos que facilitem a conciliação do trabalho com estudo e outras atividades", defende Igor.

A importância da educação foi enfatizada. "Quanto menos escolaridade vocês tiverem, menos chance vocês vão ter de conseguir um trabalho decente. Quantos de vocês tem amigos que já abandonaram os estudos?", perguntou Igor para os estudantes. A maioria dos presentes levantou a mão. "A educação é essencial para garantir o acesso dos jovens ao trabalho decente. Por isso, vocês aqui da escola devem se somar a luta dos estudantes e trabalhadores de 10% do PIB para a educação, e mais vagas em IFET's e iniciativar de educação profissional", argumentou o palestrante.

Novas idéias para Porto Alegre
A psicóloga Tayara Maronesi, secretária municipal de organização da UJS, enfatizou a importância dos jovens proporem soluções para os problemas da juventude. "Pensem nas soluções para os problemas que vocês enfrentam no dia-a-dia, porque essas soluções é que podem ser as novas ideias para organizar Porto Alegre". A aluna Bruna Lopes relatou o problema de falta de transporte público, asfalto e acesso a lazer que a juventude do Lami enfrenta. "Falta tudo aqui. Temos que ficar um tempão na parada esperando o ônibus depois das aulas", relata ela. A Conferência Livre da escola aprovou como prioridade mais investimento municipal com aumento de linhas de ônibus, saneamento básico e acesso a lazer e qualificação.

Compromissos da Conferência Livre
A Conferência Livre da Escola Oscar Lopes apontou prioridades para a Conferência de Juventude, e ainda outros encaminhamentos, como a fundação do grêmio estudantil da escola e a participação dos estudantes nas etapas municipal e estadual da Conferência de Juventude. A coordenadora pedagógica da escola Cláudia Becker avaliou positivamente a realização do evento. "Eles ficaram empolgados, é muito bom que os estudantes participem dessas atividades", avalia. O vice-diretor notuno da escola Alexandre Batista agradeceu aos palestrantes pela atividade. "Esse evento planta uma semente que tenho certeza que germinará e trara frutos positivos para os jovens do Lami", afirma.


De Porto Alegre, por Igor Correa Pereira

Um comentário: