Vídeo em destaque

sábado, 26 de março de 2011

Jornada de lutas invade Porto Alegre

Cerca de mil estudantes tomam as ruas de Porto Alegre em passeata da Jornada de Lutas e ocupam a prefeitura pedindo a apuração das denúncias envolvendo as secretarias da Juventude e da Saúde

Mais de mil estudantes secundaristas e universitários da capital gaúcha mobilizaram-se na Jornada de Lutas da UNE, UBES, ANPG e UEE/RS Livre pedindo 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação, a atividade do movimento estudantil é realizada todos os anos lembrando a morte do estudante Édson Luis, ocorrido durante o enfrentamento ao regime militar.

"Porto Alegre 239 anos, que venha Mais"

Os estudantes dirigiram-se à prefeitura onde realizaram um ato parabenizando a cidade de Porto Alegre pelos seus 239 anos, mas foram enfáticos: "precisamos de mais!" disseram, além da palavra de ordem improvisada "Oh Fortunati, eu quero ver, o dinheiro do ProJovem aparecer!". Com isso, os estudantes pediam a imediata apuração das denúncias envolvendo as secretarias da Saúde e da Juventude e a iunição dos culpados.
A passeata ganhou muitos adeptos de moradores e trabalhadores e, ao final, uma comissão de estudantes com a participação da diretora na UNE, Eriane Pacheco, coordenador da UEE/RS Livre, Henrique, representante dos Grêmios Estudantis, Giovani Oliveira, além de Ticiana Alvares, presidente da UJS, foi recebida por representante da prefeitura.

Participaram da passeata estudantes das escolas Padre Réus, Odila, Alberto Torres, Rio Branco, Alcides Cunha, Tubino, IE, Anne Frank, Emílio Meyer e Aplicação, além das universidades UFRGS, FAPA, Ritter, FMP, PUC, Unisinos e Feevale.


Informações, Tayara Maronesi, Diretora de Organização da UJS/Porto legre

Um comentário: