Vídeo em destaque

quinta-feira, 3 de março de 2011

Porto Alegre sediará encontro mundial de jovens em março

Em visita ao governador gaúcho Tarso Genro, a Federação Mundial de Juventudes Democráticas (FMJD) apresentou a programação do Conselho Geral das Juventudes, que será realizado na capital de 17 a 20 de março.
A Federação também aproveitará o evento para organizar um calendário de atividades e pautas para trabalhar ao longo de 2011. O evento reunirá organizações de juventude de 50 países, que irão trocar também experiência de gestão e desenvolvimento de políticas públicas para jovens no mundo. Também está programada a realização de uma reunião do Foro da Juventude de São Paulo, uma organização que reúne partidos democráticos da América Latina.

O governador Tarso Genro sinalizou positivamente para a realização do evento e sugeriu aos organizadores uma preparação de programas culturais, para promover a cidade e o estado. No encontro com a Federação o governador foi convidado a participar de uma mesa de debates sobre a experiência democrática do Rio Grande do Sul.

A deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB) e o deputado estadual Catarina (PSB) ficaram encarregados de articular a integração dos jovens gaúchos na realização do evento da Federação Mundial de Juventudes Democráticas. Ao coordenador estadual de Juventude, Mauricio Piccin, que presidiu até ano passado a secretaria de Juventude do PT, Tarso determinou mobilização do partido na atividade.

Para a deputada Manuela D´Ávila, Porto Alegre é uma sede excelente para receber um seminário internacional de juventude “pela tradição de acolher eventos desta natureza e poder aproximar a juventude que não vivenciou a experiência do Fórum Social Mundial”. A troca entre os jovens será importante para a conscientização sobre temas que mobilizam a juventude nas mais diversas partes do globo, segundo a deputada comunista. “Estas mobilizações da Líbia deixam uma mensagem de que é preciso ter uma consciência política sobre as mobilizações. Temos o grande potencial transformador de jovens do mundo, mas ao mesmo tempo nós temos a maior ameaça de ocupação americana. Ou seja, a mobilização é fundamental para as mudanças, mas é necessário saber onde queremos chegar, para os jovens não serem objeto de mudanças mais conservadoras. A Líbia pode ser um novo Iraque ou um novo Afeganistão”, avaliou.

O presidente da União das Juventudes Socialistas, André Tokarski reforçou que o foco dos quatro dias do encontro é justamente discutir as mais diversas cuasas em âmbito mundial. “Este processo de revoluções mundiais, como as que estão acontecendo no Oriente Médio e norte da África, está inconcluso no que se refere aos avanços democráticos e à consolidação da paz mundial. E a FMJD buscamos a consolidação da paz e a luta antiimperialista, por um desenvolvimento social para todos”, ressaltou.Participaram também da reunião com o governador o Presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Yann Evanovick, assim como o representante da Organização Caribenha e Latino Americana dos Estduantes (OCLAE), Renan Alencar (Macaxeira) e a presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Ticiana Alvares.


Fonte: Sul 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário