Vídeo em destaque

terça-feira, 22 de março de 2011

UJS toma as ruas de Porto Alegre

A UJS recebeu, em conjunto com outras organizações brasileiras, cerca de 50 organizações juvenis internacionais de mais de 30 países durante a reunião do Conselho Geral da FMJD (Federação Mundial das Juventudes Democráticas), em Porto Alegre, entre os dias 17 e 20 de março. Ao final da reunião, as organizações presentes aprovaram a carta de Porto Alegre, condenando a visita do presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Brasil, no momento em que a OTAN e os EUA iniciam os bombardeios contra o povo Líbio. A UJS foi às ruas denunciar mais essa guerra iniciada pelo maior ditador do mundo: o governo estadunidense. Em conjunto com dezenas de organizações internacionais, foi realizado no Brique da Redenção um importante protesto contra as agressões no Oriente Médio e a manutenção da política imperialista pelo Senhor Barack Obama.

Leia abaixo a íntegra da carta de Porto Alegre, que foi encaminhada à presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Manuela D´Avila.

A JUVENTUDE DE TODO MUNDO DIZ: QUEREMOS PAZ, NAO AO IMPERIALISMO! Não à Ocupação na Líbia. Go Home Obama!

A eleição do primeiro negro para a presidência dos EUA, representou um marco para a política deste país. A desastrosa política belicista de Bush gerou um amplo sentimento de necessárias mudanças no povo norte-americano, que foi canalizado na candidatura Obama. Nele estava a expectativa do fim da guerra no Afeganistão e Iraque, bem com, o fim do bloqueio a Cuba e o fechamento da Base Militar de Guantánamo.

Porém, o que se mostrou foi que Obama representa apenas uma nova máscara para o Imperialismo. Assim como o que ocorreu no Iraque (onde não havia armas químicas), os Estados Unidos e a União Européia, maquiam a verdade e são parciais. As reais intenções dos ataques e da recente ocupação na Líbia são suas riquezas, sobretudo o petróleo. A Líbia é o terceiro maior produtor de petróleo de todo o mundo e os EUA são os maiores consumidores. Os bombardeios e a ocupação na Líbia já começaram, causando sofrimento e morte ao povo líbio. A juventude mundial denuncia a política genocida do imperialismo e exige o fim dos bombardeios e da ocupação.

Além de não interromper a política belicista de Bush, Obama ampliou a agenda militar dos EUA. Para a América Latina o governo norte-americano instalou mais 8 bases militares na Colômbia, além das 5 últimas criadas por Bush. Ainda, o acordo de cooperação militar com o Paraguai, sob argumento do combate ao narcotráfico, e o desembarque de mariners na Costa Rica reforçam a ameaça militar do Imperialismo para os povos latino americanos. Isso sem esquecer que a irmã pátria de Porto Rico que segue como colônia norte-americana, sem direito a sua autodeterminação. Sem falar nas atrocidades cometidas por Israel e financiadas pelos EUA, contra o Povo Palestino. Pela auto determinação do Povo Palestino!

Para o Oriente Médio, Obama não apenas mantém a intervenção no Afeganistão como amplia a presença militar dos EUA neste país. Insiste também na famigerada ocupação no Iraque. Outra criminosa ação do Imperialismo é a sua ação no continente africano através do AFRICON, para saquear as riquezas daqueles países. Assim, os EUA buscam compensar a perda de poder no continente provocada pela queda de Mubarack no recente processo revolucionário egípcio.

É por isso que os membros do Conselho Geral da FMJD (Federação Mundial das Juventudes Democráticas), reunidos em Porto Alegre (Brasil) entre 17 e 20 de março, e a juventude brasileira, em virtude da visita do presidente norte-americano ao Brasil, declaram Barack Obama como “persona non grata” neste país e no mundo.

Contra o Imperialismo e seus crimes contra a humanidade exigimos:

* Pela auto determinação dos povos;

* Contra a intervenção Militar da OTAN e dos EUA na Líbia;

* Pelo fim da Guerra no Iraque e no Afeganistão;

* Pelo fim do Bloqueio a Cuba, Pelo fechamento da Base de Guantánamo e Pela Liberação dos 5 heróis;

* Fim das colônias na América Latina, Independência de Porto Rico;

* Pela auto determinação do Povo Palestino;

* Pela solução política do conflito na Colômbia

* Pela desativação das Bases Militares estrangeiras no mundo.

FORA OBAMA! OBAMA FUERA! OBAMA GO HOME!

Conselho Geral da FMJD

Porto Alegre 19/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário