Vídeo em destaque

domingo, 20 de março de 2011

Estudantes gaúchos se preparam para Jornada de Lutas 2011


Eriane: "Gaúchos vão mobilizar milhares de estudantes e garantir os avanços que o Rio Grande e o Brasil precisam!"

Além das bandeiras de luta nacionais, como o investimento de 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a Educação, os gaúchos tem motivos a mais para mobilizar: “Precisamos aproveitar o momento pelo qual o Rio Grande do Sul passa e superar a herança de desmonte da educação deixada pelo governo Yeda. Pressionaremos para que o governador Tarso Genro, que como ministro criou o ProUni, tenha um enfoque especial para a educação e mantenha diálogo permanente com os movimentos sociais”, afirma a coordenadora estadual do movimento Transformar O Sonho em Realidade e diretora da UNE, Eriane Pacheco.

Na agenda estão a ocupação de universidades como a Unisinos e a Feevale, ambas localizadas no Vale dos Sinos, Região Metropolitana de Porto Alegre, e em especial a Federal de Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que acontecerão no dia 21/03. Como pauta, estará a contrariedade aos cortes na educação feitos pelo Governo Federal. “A Universidade Federal não pode parar de ampliar o acesso”, destaca Luiza Almeida, diretora da União Estadual dos Estudantes (UEE RS/Livre).

Além disso, acontecerá no dia 24/03, em Novo Hamburgo, grande mobilização envolvendo estudantes secundaristas e universitários, lutando por uma melhor qualidade no transporte público e no dia 28/03, em Porto Alegre, uma grande mobilização estadual. em conjunto com as centrais sindicais e o sindicato dos professores do Rio Grande do Sul, CPERS, pressionando pela destinação de 10% do PIB para a educação com enfoque em assistência estudantil, com um plano específico para o estado. Ainda lutarão pelo resgate da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sucateada pelos governos anteriores.

A passeata promete ser grande e será marca de mobilização dos estudantes e trabalhadores que “agora abrem a possibilidade de diálogo, o que não exclui aquilo que já é característica nossa: mobilizar milhares de estudantes e garantir os avanços que o Rio Grande e o Brasil precisam!”, lembra Eriane.

Eriane integra o Movimento Transformar o Sonho em Realidade.

De Porto Alegre, Tiago Morbach

Nenhum comentário:

Postar um comentário