Vídeo em destaque

terça-feira, 1 de março de 2011

UJS Porto Alegre realiza curso de formação nível 1 e Plenária Municipal

Realizou-se no dia de ontem, domingo (20/02), o Curso de Nível 1 e a Plenária da União da Juventude Socialista de Porto Alegre (UJS/POA). As atividades aconteceram no auditório da Fecosul e duraram o dia inteiro. Dezenas de jovens socialistas compareceram para aprender sobre a teoria marxista, bem como para conhecer melhor a UJS.

O Curso de Nível 1, baseado no Hino da UJS, teve as seguintes aulas:

Rafael Lameira, pós-graduando da UFRGS, na Aula I
Na Aula I: Nos 4 cantos do Brasil, em todas as lutas dessa gente, a juventude do araguaia sempre estará presente, o jovem socialista Rafael Lameira (pós-graduando em História na UFRGS) procurou debater sobre a formação social e econômica do Brasil, e as lutas do povo brasileiro que marcaram a nossa história, desmistificando a noção de que o brasileiro seria um povo passivo: em todas as grandes conquistas da nossa história, houve muita luta da população e dos jovens brasileiros.

Na Aula II: Surgi da viração, derrotei os generais, o jovem trabalhador Igor Pereira, mais conhecido como Igor de Fato (servidor da UFRGS - confira o blog dele: igordefato.blogspot.com), inciou exibindo dois vídeos produzidos pela UJS no processo de seu 14º Congresso, os quais contam um pouco da história da entidade. Confira abaixo:


Logo após falou-se da história da UJS, de seu surgimento, suas lutas, seu modo de pensar e como nos organizamos (Congressos, Direções, Núcleos, Frentes de Atuação, e assim por diante).

A Aula III: A história não acabará,o tempo não para, socialismo eu acredito sim, ele vai ter a nossa cara foi ministrada pelo pós-graduando Maurício Scherer (Pós Geografia UFRGS) e debateu sobre a luta pelo socialismo nos dias de hoje. Discutiu-se o caminho brasileiro para o socialismo, introduzindo as ideias de Marx e Engels, as contradições do capitalismo e a luta pelo socialismo no século XXI.

Os participantes receberam uma apostila que continha o Hino da UJS, o nosso Manifesto, bem como dicas de sites, filmes e livros para os jovens socialistas poderem aprofundar seus conhecimentos posteriormente. Eles realizaram uma avaliação das aulas, a fim de conseguirmos aprimorar ainda mais o curso.

Presidente da UJS/RS, Ticiana Alvares, conversa com os participantes
Logo após, iniciou-se a Plenária Municipal da UJS/POA, na qual aprovou-se o Planejamento das atividades até metade de 2012 (quando acontecerá o próximo Congresso da UJS, elegendo a nova Direção). O objetivo é fazer com que a UJS/POA se torne verdadeiramente de massas, buscando ser a maior do país, através da organização nas mais diversas frentes e nos principais centros políticos da capital gaúcha.

As prioridades para esse semestre são as eleições para o Conselho Tutelar, onde teremos a Bruna (ex-presidente da UJS/POA) como principal candidata da UJS, bem como o Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes), que ocorre na metade do ano, e no qual estaremos construindo e divulgando o Movimento Transformar o Sonho em Realidade (transformarosonhoemrealidade.wordpress.com) nas universidades de Porto Alegre.

Houve, ainda, a alteração da Direção Municipal, aprovada por consenso.


De Porto Alegre, Luiza Bezerra*.
*Luiza Bezerra é Coordenadora do Coletivo Universitário da UJS Porto Alegre, Diretora da União Estudual de Estudantes João Carlos Haas Sobrinho (UEE/RS Livre) e membro da Direção Estadual da UJS/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário