Vídeo em destaque

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vitória dos estudantes: projeto de passe livre intermunicipal é encaminhado

Foto: Lucas Bernardes

Na manhã desta terça-feira (13), o governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, encaminhou à Assembleia Legislativa a nova proposta do projeto de lei do Passe Livre Estudantil Intermunicipal em regime de urgência. A nova proposta teve sua construção coordenada pela Secretaria da Casa Civil e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS)  e foi encaminhada a partir da pressão e da contribuição das entidades estudantis (UNE, UEE Livre, UBES e UGES) e de juventudes partidárias.

A primeira proposta encaminhada pelo governo contemplaria apenas estudantes das regiões atendidas pelo Sistema Intermunicipal de Transporte da Metroplan, deixando de fora um enorme contingente de estudantes no interior do estado, que utilizam transporte intermunicipal por fretamento. O projeto reformulado, que passa a tramitar na Assembleia Legislativa agora, está complementado da concessão de um subsídio para custeio do deslocamento dos estudantes antes não beneficiados, com  cortes de renda. A política de assistência ao transporte para os estudantes foi defendida pela União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre RS).

Para a Coordenadora Geral da União Estadual dos Estudantes (UEE - Livre), Ana Carolini Andres "a nova proposta do governo já é uma vitória da mobilização dos estudantes, agora pressionaremos o parlamento gaúcho para a sua aprovação" .O Vice- presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no RS, Álvaro Lottermann, ressaltou, no ato de entrega do projeto ao presidente da ALRS Pedro Westphalen (PP), que "a gratuidade do transporte intermunicipal  é uma conquista histórica da juventude gaúcha e uma vitória da mobilização, da democracia e do diálogo".

Os estudantes estão convocando intensas mobilizações durante todo o mês de agosto. Além do Passe Livre, também está na pauta das entidades os 10% do PIB para a educação, com a vinculação dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal. No dia 28 de agosto, haverá grande mobilização em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário