Vídeo em destaque

terça-feira, 12 de abril de 2011

Problemas nas eleições para Conselho Tutelar de Porto Alegre

No último domingo, dia 10 de abril, realizou-se em Porto Alegre eleição para Conselho Tutelar. Provavelmente você não ouviu falar, ou se ouviu, talvez não saiba da importância, não saiba o que faz um conselheiro tutelar e somente ficou sabendo no dia da eleição ou poucos dias antes. Possivelmente nunca votou. E não seria surpreendente se você não conhecesse nenhum conselheiro, mesmo que seja diretor de uma escola, e lide diretamente com crianças e adolescentes. Não se preocupe! Essa falta de informação não é culpa sua!

Nesse ano tivemos uma candidata jovem, a Bruninha da UJS que com apenas 23 anos teve a coragem de se candidatar, arcando com todas as consequências de uma campanha com tantas dificuldades e falta de divulgação.

A Bruninha desde os 16 anos luta pelos direitos das crianças e adolescentes da nossa cidade, realizando trabalhos de multiplicação de cidadania na rede de escolas e comunidades da Zona Sul de Porto Alegre. Foi presidente da UJS (União da Juventude Socialista), na gestão de 2008 a 2010 e presidiu o Grêmio Estudantil da Escola Emílio Meyer.

Apesar da pouca idade, Bruninha tem muita experiência, foi mãe aos 17 anos, percebendo o pouco apoio para jovens que querem continuar estudando, trabalhando e não tem com quem deixar seus filhos, por exemplo. No Movimento Estudantil e enquanto assessora parlamentar, viu de perto as necessidades de diversas escolas desamparadas pelos Conselhos Tutelares de suas regiões, chocando-se quando uma diretora aformou: “Precisei do Conselho, liguei algumas vezes e nada, fui 5 vezes e não encontrei ninguém, fiz plantão de um dia inteiro lá e mesmo assim quiseram me enrolar”. Foram informações dessas que levaram Bruninha a candidatar-se para mudar a cara do Conselho Tutelar!

As falhas nas eleições...

Um dos piores defeitos das eleições para o Conselho Tutelar sempre foi a divulgação, como dito acima, grande parte da população não fica sabendo que ela existe e, se sabe, não tem ideia do quanto é importante.

Não é realizado nenhum trabalho de divulgação e muito conscientização. Não é utilizado nenhum meio de comunicação (jornal, rádio, televisão,...).

Para piorar, em meio ao processo eleitoral as regras começaram a mudar! Anteriormente, todos porto-alegrenses poderiam votar em candidatos de qualquer microrregião, porém, durante a disputa, a regra foi alterada e o cidadão pode votar apenas em candidatos da microrregião em que reside. Não consideramos isso de todo errado, mas que fosse uma regra modificada antes do inicio de campanha.

No inicio do processo eleitoral, a eleição seria no dia 27 de março, mas no decorrer da campanha a data da eleição também foi mudada e as únicas propagandas existentes (atrás de ônibus), continuavam com a data errada quase até o dia 10 de abril.

Os prejudicados com tudo isso são as crianças e adolescentes de nossa cidade!

A dúvida que fica é a seguinte...

A quem interessa tanta desorganização e falta de informação??????

Esperamos que na próxima eleição, a Prefeitura de Porto Alegre, valorize nossas crianças e adolescentes, ou melhor, esperamos que a próxima pessoa à frente da Prefeitura de Porto Alegre valorize nossas crianças e adolescentes!!!

Bruninha, PARABÉNS pela luta!!!

Por Tayara Maronesi, diretora de organização da UJS de Porto Alegre

4 comentários:

  1. Bruna, parabéns pela coragem, garra e carinho que enfrentou todas essas dificuldades para tentar fazer uma Porto Alegre melhor! tenho certeza que em 2012 terás nova oportunidade e aí sim, poderei estar do teu lado! beijos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito me orgulha fazer parte dessa organização que tem pessoas como a Bruninha na luta. Parabéns, de verdade Bruna, tua coragem e ousadia são exemplos para todos os jovens que não se conformam com as injustiças que os mais pobres, humildes e excluidos sofrem nessa sociadade capitalista. Que nas próximas eleições, esse processo seja mais "transparente", para que tua vitória faça a alegria daqueles que vem da mesma origem que tu: a origem do povo guerreiro que batalha por um amanhã mais igual para todos nossos irmãos!
    PARABENS, TU JÁ DEU O SHOW DE CORAGEM BRUNINHA...

    By Pri Kinast
    http://euqueroconsequencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bruna, você nos inspira com tua coragem e combatividade.

    ResponderExcluir