União dos Estudantes de Novo Hamburgo - UENH participa de Audiência Pública sobre mobilidade urbana e garante conquistas históricas para os estudantes hamburguenses, como a participação da entidade no Conselho Municipal de Transportes, linhas integradas com as escolas e universidade e ainda, o comprometimento do prefeito em realizar estudos sobre o Passe-Livre estudantil, bandeiras defendidas na Jornada de Lutas realizada em março deste ano.
Por iniciativa da bancada do PT, a audiência pública realizada no dia 26/04 no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo, reuniu dezenas de lideranças comunitárias e estudantis, além de vereadores, secretários municipais, técnicos em mobilidade urbana e o prefeito Tarcísio Zimmermann (PT).
Zimermann apresentou o projeto de reestruturação do transporte público. "Tem descumprimento de horário, muito ônibus na área central, grande deficiência de oferta em algumas regiões, e a bilhetagem eletrônica é ineficiente", disse. Segundo ele, o projeto prevê melhorias, como o deslocamento em mais de um ônibus utilizando a mesma passagem e a implementação de um corredor para o trasporte coletivo e nova licitação, o que poderia significar ônibus maiores, com ar condicionado e mais horários. No projeto consta ainda a criação de uma ciclovia entre o bairro Santo Afonso e Centro.
O 1º Secretário da UENH, Rafael Beck afirmou que a "União dos Estudantes de Novo Hamburgo tem uma grande preocupação no que se refere ao transporte público da cidade" e segundo ele, os horário são escassos e não condizem com o horário de entrada e saída das escolas, prejudicando os alunos, e também o valor das tarifas seria muito alto, acarretando no abandono dos bancos escolares. Mas o principal problema seria a falta de poder de intervenção. "Nós [estudantes] somamos grande parte dos usuários e não temos poder de interferência no que diz respeito ao valor das tarifas, initerário, horários e questões ligadas ao assunto, por isso, a UENH realizou no mês de março sua Jornada de Lutas que reuniu milhares de estudantes da rede pública de ensino exigindo a participação da entidade no Conselho Municipal de Transportes além do Passe-Livre para estudantes bolsistas e carentes", afirmou.
O prefeito reconheceu o erro comprometendo-se com a imediata participação da UENH no Conselho de Transportes, solicitou que a entidade procurasse a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para tratar sobre os horários dos ônibus e ainda que precisaria fazer mais estudos sobre a isenção nas passagens.
Rafael Beck rebateu, afirmando que o passe-livre para estudantes bolsistas é compromisso assumido pelo prefeito no II Encontro Estadual de Estudantes Bolsistas do ProUni, realizado em 2010 e o prefeito reafirmou seu compromisso com o estudo dessa possibilidade.
De Novo Hamburgo, Tiago Morbach - Diretor de Comunicação da UJS/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário