Vídeo em destaque

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Jornada de Lutas da Juventude: amar e mudar as coisas


“Se o presente é de luta o futuro nos pertence”
(Che Guevara)
Os avanços para a juventude no Brasil nos últimos anos são inegáveis, podemos ilustrar essa evolução com alguns exemplos para ampliação do acesso ao ensino superior, através das Cotas, ProUni, Fies e ReUni. Porém, ser jovem no Brasil não é fácil, apesar de todas essas consideráveis melhorias, apenas 14% da juventude brasileira consegue entrar no ensino superior. É preciso avançar!
Em 2013, ano que ficou marcado na história do país pelas mobilizações protagonizadas pela juventude, a União da Juventude Socialista participou da 1° Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, em 17 estados, 22 cidades, junto com mais de 70 entidades juvenis engajadas. E com esse sentido de unidade que os movimentos sociais precisam se acoplar para avançar nas transformações em curso no nosso país. O ano de 2014 também reserva diversos desafios: outros “Junhos” virão e a Jornada da Juventude é o começo destas novas manifestações.
A juventude estará nas ruas para lutar pelas reformas estruturais, reformas essas profundas e necessárias para a política brasileira, que podem modificar imensamente a vida do jovem e do povo nesse país. A necessidade dessas mudanças ficou evidente nas vozes e cartazes durante as manifestações de junho: a luta pela democratização dos meios de comunicação, a necessidade de uma Reforma Política e o fim do financiamento privado de campanha e cota para mulheres e jovens no parlamento, a Desmilitarização da Polícia que carrega o DNA da época mais sombria desse país, o investimento em educação e por um transporte público de qualidade com o passe livre e a tarifa zero.
Construir uma alternativa de futuro mais farto e feliz para a juventude é preciso e se organizar e se unir em torno dessas mudanças estruturais para sociedade é necessário. Neste sentido, diversas entidades estudantis, juventudes do movimento social, dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, pastorais da juventude, juventudes feministas, coletivos de cultura, uniram-se por um ideal: mudar o país e conquistar mais direitos para os jovens brasileiros.
Convidamos toda a juventude para estar presente na Plenária Nacional de Articulação da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, que acontece no próximo domingo, 16 de fevereiro, em Brasília. Que visa debater essas questões e a elaboração de um calendário de lutas da juventude para o próximo período do ano de 2014.
Por isso convocamos todos os jovens, entidades e movimentos interessados a darem em 2014 a continuidade dessa luta. “Amar e mudar as coisas” é o lema que ecoará nos quatro cantos desse país.
Segue o link com a página da Jornada e a convocatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário