Vídeo em destaque

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vamos com tudo, Brasil!


Agora não restam dúvidas: vai ter Copa! E como nós, a turma dos otimistas, já dizíamos, o Brasil está pronto para receber o evento mais importante do futebol mundial. Milhões de olhares ficarão nervosos a cada vez que a bola entrar dentro da nossa pequena área, milhões de vozes gritarão a cada gol que a Seleção fizer, a cada passo mais perto que ficarmos de ser Hexa. Não é simplesmente por podermos ganhar dentro de campo, mas porque estamos vencendo fora deles também e vamos mostrar ao mundo o Padrão Brasil que nos faz cantar e gritar. 

Dentro de campo a Seleção vem comprovando que está motivada. Felipão é o cara que faz o Brasil se ver no espelho: todos nós, brasileiros que somos também um pouco técnicos, que sabemos exatamente quais jogadores devem jogar, qual tática deve ser abordada e temos palpite de quem são nossos maiores adversários, sabemos que Luís Felipe Scolari é quem nos representa dentro desta Copa. Juntando a isso, aquela molecada que tem a bola no pé, nos dá a confiança do grito de campeão. 

Mas fora de campo a festa também vai acontecer, e quem vai protagonizar não são aqueles que pensam que está tudo errado no Brasil e procuram qualquer oportunidade pra fugir pra Miami. Quem vai fazer a festa são aqueles que se preocuparam quando nos disseram que os estádios não estariam prontos. Que ouviram a previsão pessimista de que nossos aeroportos não dariam conta. Que, em determinado momento, concordaram que a Copa era um gasto desnecessário, mas perceberam o retorno que já está entrando no país através de geração de empregos, dos turistas e das obras de infraestrutura. 

Enfim, a festa vai ser grande e quem estará na rua comemorando, serão os meninos da periferia que sonham em ser jogadores de futebol, as mulheres que foram empoderadas, a juventude que está estudando através do ProUni, da reserva de vagas e dos financiamentos, os negros que pela primeira vez têm a oportunidade de entrar na universidade. Vai ter Copa, vai ter muita festa e o time que sempre torceu a favor do Brasil vai invadir as ruas cantando por uma país melhor, que já estamos construindo. 

Por Tiago Morbach, presidente da UJS/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário