sexta-feira, 30 de setembro de 2011
UENH: Quem tem medo da democracia?
Manuela nos Trends Topics

Em função da votação do Prêmio Congresso em Foco, a deputada Manuela d'Ávila ocupou, na tarde desta quarta-feira, 28, as duas primeiras posições do Trend Topics de Porto Alegre, do Twitter. Os usuários da rede listaram os motivos para que Manuela seja escolhida pelos votantes do Prêmio.
Entre os temas levantados estavam: transparência, participação, lei do estágio, PROUNI, educação, terceira idade, vale-cultura, igualdade salarial entre homens e mulheres, articulação e diálogo, interação nas redes, pelos projetos de meia-entrada e de bicicletários, pelo enfrentamento aos problemas e outros mais.
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
UJS elege Coordenador Geral da UEE Livre/RS
O congresso contou com a participação de DCE e Diretórios Acadêmicos de inúmeras universidades, demonstrando o fortalecimento da rede do movimento estudantil gaúcho. Após debates que contaram com os Deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB) e Jeferson Fernandes (PT), a Vice-presidente da UNE Clarissa da Cunha, a diretora de cultura da UNE Maria das Neves, entre outros, os estudantes debateram e aprovaram uma plataforma de lutas para a entidade no próximo período.
Entre os temas mais abordados estão a luta ao lado da UNE por 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para a educação, a realização de uma jornada de lutas pelo Fundo Estadual de Assistência Estudantil e a criação de um plano emergencial de recuperação da UERGS.
O estudante de engenharia e presidente do DCE da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rubens Astolfi, destacou a importância da UEE Livre/RS pautar avanços para a educação no estado “Realizamos em agosto o Encontro de estudantes do ProUni na UPF e vimos a necessidade de medidas que garantam a permanência do bolsista, o DCE estará ao lado da UEE Livre nessa luta”.
Foi aprovada por unanimidade a “Carta Farroupilha” que valoriza a unidade do movimento estudantil para estar à frente de grandes mobilizações que culminarão em conquistas para a juventude e o povo gaúcho, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Rio Grande o Sul.
Ao final do Congresso foi eleita a nova direção da entidade, com 82% a chapa “O movimento estudantil unificado para as mudanças do Rio Grande do Sul” terá maioria na gestão que também contará com a chapa “UEE é pra lutar” que obteve 18% dos votos.
De Porto Alegre, por Ana Lúcia Velho, vice-presidente sul da UNE
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
UEE Livre RS realiza seu 2° Congresso

A União Estadual dos Estudantes foi reconstruída através de uma grande unidade do movimento estudantil gaúcho em 2009 e nos últimos dois anos a UEE esteve ao lado da UNE na defesa de uma educação pública, de qualidade e democrática, presente nas salas de aula das universidades de todo o RS e nas lutas dos estudantes gaúchos.
Chegamos ao seu II Congresso com o desafio de consolidar a entidade como a verdadeira e única representante dos estudantes universitários do RS, com capacidade de mobilização, referência para os estudantes e protagonista de um novo projeto para a educação do estado.
No dia 24 de setembro, em Porto Alegre, na Câmara de Vereadores (Av. Loureiro da Silva, 255) reuniremos estudantes de universidades de todo o estado para construir uma plataforma de lutas e propostas dos estudantes gaúchos para a educação.
Com muita disposição e energia vamos construir um grande congresso estadual de estudantes e trazer para o Rio Grande as vitórias que a juventude vem conquistando no Brasil inteiro!
Boa luta a todos nós.
Sapiranga realiza Conferência de Juventude
Presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Mesquita filia-se à UJS durante seminário
Durante a conversa os jovens organizados em grêmios estudantis, associações de moradores e times de futebol destacaram a necessidade de espaços de lazer para a juventude, falta de segurança nos espaços já existentes, falta de acesso da juventude à cultura e o aumento abusivo das passagens de ônibus da cidade.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
CTB Jovem/RS entrega reivindicações a Ministro Carlos Lupi
Na última sexta-feira (02/07), a CTB Jovem gaucha esteve na Expointer em Esteio/RS para entregar ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi uma carta de reivindicações da juventude gaucha. O Ministro assinou com o governador Tarso Genro o Projovem, que concederá R$ 3 milhões em bolsas de estudos para criar mais políticas para os jovens. O superintendente do Ministério do Trabalho no RS Heron de Oliveira se comprometeu no encontro da CTB com o ministro a convidar a juventude da CTB para debater os rumos da política do ministério. O secretário Nacional de Juventude da CTB no RS Vítor Espinoza avaliou positivamente a atividade. "Saímos aqui de Esteio com um compromisso do Ministério de aumentar a interlocução entre governo e movimento sindical para elaborar políticas com os jovens. Vamos continuar cobrando esse maior diálogo, pois temos muito a propor na elaboração de políticas como o PROJOVEM. Queremos levar as propostas da Conferência de Juventude para o Ministério", afirma Espinoza. Pela CTB Jovem/RS estavam presentes ainda os sapateiros Luciane e Tiago de Souza, de Campo Bom, o comerciário Raul Cerveira de Teutônia e o funcionário público Igor Pereira. Clique aqui para ler a carta de reivindicações da CTB Jovem/RS. Por Igor Correa Pereira, em seu blog Igor de Fato |
Meia-entrada é debatida em Audiência Pública na Assembleia
Na manhã da última segunda feira (12), na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, por proposta do Deputado Estadual Raul Carrion (PCdoB), foram debatidos os avanços e as dificuldades de implementação da Lei 13.104/08, que instituiu a meia-entrada estudantil em atividades culturais e esportivas no Estado do Rio Grande do Sul.
Participaram os deputados Paulo Odone, Cassiá Carpes e Gilmar Sossela. A Audiência Pública ocorrida na Sala Fórum Democrático, no térreo da Assembléia Legislativa, contou com a participação de movimentos estudantis, como a UNE, a UBES, UGES, UMESPA, UEE, UEE-livre, UENH, União dos Estudantes de Sapucaia do Sul, Juventude PSB, JPL, UJS, mais de 20 grêmios estudantis e 10 DCEs e de entidades institucionais como o Conselho Estadual de Educação, o PROCON e o Ministério Público Federal.
Uma das motivações do debate foi o projeto de lei 263/2011, do deputado Estadual Cássia Carpes (PTB), prevê a revogação da lei da meia-entrada, de autoria de Carrion, Paulo Odone e Edson Brum.
Seminário debate novas ideias da juventude para Porto Alegre


terça-feira, 6 de setembro de 2011
Marcha dos Estudantes pede melhorias na educação
Juventude não aceita homenagem a ícone da ditadura
Conferência Livre na Escola Alcides Cunha
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
UJS Rio Grande realiza Marcha da Educação por 10% do PIB
Organizado pela União da Juventude Socialista, e prestigiado por diversas entidades ligadas a educação da cidade, a atividade marcou o dia 1º de setembro dos rio-grandinos. Participaram do ato a URES, DCE – FURG, DCE Anhanguera, JPT, CPERS, SINTERG, SINPRO, SINASEFE – SESIRG, APROFURG e APTAFURG. O ato teve início ás 8h30min, com a concentração no Largo Dr. Pio, onde o presidente da URES, Fellipe Belasquem, fez uma fala reafirmando a luta do movimento educacional brasileiro em defesa dos 10% para a educação. Às 9h, os manifestantes partiram em marcha pela Rua General Neto, contornaram a Praça Tamandaré pelas ruas General Vitorino e 24 de Mario, rumaram até a Rua General Osório por onde se deslocaram ao ponto final da Marcha, o Hospital Universitário. Lá, os líderes das entidades realizaram intervenções.
Cada uma das instituições presentes, em separado, possui sua rotina em busca das melhores condições de trabalho e da educação. O movimento realizado na cidade não só fomenta as manifestações estudantis por melhorias no sistema, como também agrupa, numa única atividade, as pautas em comum desses grupos. “Os movimentos foram estourando em separado, o que a UJS conseguiu fazer foi unificar esses grupos”, afirma o diretor de comunicação da Ures e da UJS, Chendler Siqueira.
“É um ato conjunto dos sindicatos e das organizações estudantis pela aplicação de 10% do PIB nacional para a educação”, afirma o coordenador geral do DCE da Furg, Carlos Eduardo Nunes.
Além dessas manifestações, os estudantes aproveitaram para pedir o uso do meio-passe em tempo integral. Segundo eles, só é permitido o uso da carteira escolar nos horários estipulados. “Estudante é estudante o tempo inteiro”, afirma Chendler Siqueira. Além disso, os manifestantes também pediam a participação de todos na Conferência da Juventude, que vai ser realizada no dia 17 de setembro.
De Rio Grande, por Fellipe Belasquem, presidente da União Rio Grandina dos Estudantes Secundaristas (URES).
Crédito Foto: Marcos Branco
Confira mais aqui , aqui e aqui