O seminário centralizou os palestrantes nos desafios da juventude e sua participação no desenvolvimento e foi aberto pelo professor do curso de economia da UFRGS Dr. Pedro Fonseca. Segundo ele, “O Estado não existe por si, o Estado somos nós. Nós queremos desenvolver o país,

O segundo palestrante, Danilo Moreira, ex-presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), falou sobre a importância de o governo federal tratar e acompanhar de perto o tema juventude. Segundo ele, há uma grande necessidade de desenvolvimento promoção de políticas públicas para a juventude e o país caminha nesse sentido. Danilo lembrou que cabe ao Estado a garantia do direito à participação política, ao esporte, ao lazer, à cultura, à educação e os jovens devem cobrar isso. Ao final da sua fala, Danilo lembrou que o Brasil conquistou o direito de organizar e realizar dois grandes eventos esportivos: copa do mundo e olimpíadas. “Estes eventos devem servir como motivador de mudanças no cotidiano de nossas cidades. Temos que deixar para o nosso povo um legado de novas atitudes, de autoestima, de cofiança”, destacou. O ex-presidente do Conjuve alertou que a participação da juventude nesses eventos será essencial.
Ainda estiveram presentes na atividade: Adriane Goldoni (Ministério do Meio Ambiente), Eriane Pacheco ( vice-presidente sul da UNE – União Nacional dos Estudantes), Thayná Maronesi (UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas), Fábio Kossmann (CUCA UNE – Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE), Felipe Maura (UECE - União dos Estudantes do Ceará), Ana Lúcia (diretora de esportes da UEE RS Livre), Flaviana Santos (SMJ – Secretaria Municipal de Juventude), Igor Côrrea Pereira (Jovens CTB – Central dos Tralhadores e Trabalhadoras do Brasil e ASSUFRGS – Associação dos servidores e servidoras da UFRGS e UCSPA), Fernando Garcia (Conselho de Juventude Canoas), Luis Fleck (Conselho Tutelar Riozinho), Flávia da Roseweeck (Conselho Tutelar), Darci josé da Silva (Assoc. De Moradores da Vila Esperança), Márcio Santos - AMACO (Assoc. De Moradores Coqueiros),Marisa da Silva (UAMPA ), Ana Paula Fonseca e Maike (Ponto de Cultura Nazaré Zen), Eliandro Cantini (Projeto CEPJUV), Jacson Lacerda (INNOVI) e Leonardo Kantorski (Gab. Dep. Catarina) e Jovens do programa Protejo de Novo Hamburgo.
Os estudantes também estavam representados pelas seguintes escolas e universidades: Odila, Alberto Torres, Paraná, Emílio Meyer, Instituto de Educação, UFRGS, PUC, Unisinos.
Ainda foram convidados para sentar a mesa ao lado dos palestrantes e contribuir com o Seminário: Maurício Piccin (Governo do Estado – Coordenadoria de juventude), Cebola (Vereador Câmara Canoas).
A UJS, que já tem grande participação nos temas debatidos e atua com protagonismo na juventude brasileira estava presente em peso e contribuiu muito no Seminário.
Ao final das palestras, os estudantes puderam tirar suas dúvidas e expor suas opiniões sobre os temas debatidos durante a manhã. Para eles, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o papel que têm na construção do nosso país e das mudanças que precisam ser implementadas é muito rica e ajuda no desenvolvimento de cada um.
De Porto Alegre, Tayara Maronesi, diretora de organziação da UJS Porto Alegre
Nenhum comentário:
Postar um comentário