sábado, 23 de junho de 2012
Em convenção, PCdoB oficializa candidatura de Manuela
UJS Gaúcha preparada para os grandes desafios
terça-feira, 8 de maio de 2012
Vídeo chama a juventude ao Congresso da UJS
terça-feira, 24 de abril de 2012
UJS Porto Alegre se reúne para debater os desafios da organização
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Jornada de Lutas da UENH leva mil estudantes às ruas
De Novo Hamburgo,
Tiago Morbach
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Novo Hamburgo: Presidenta da UBES em lançamento do "Te Liga 16!"
Entidades estudantis intensificam mobilização do "Te Liga 16!"
sábado, 14 de abril de 2012
Campanha "Te Liga 16!" acelera o ritmo em Porto Alegre
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Manuela lidera pesquisa Ibope
Pluralidade de vozes marca encontro de prounistas na PUC-RS
Presidente da UNE Volante ganha homenagem no aulão da caravana na UFRGS
O Aulão também foi um momento de homenagem à Aldo. “É muito comum ouvirmos que temos determinadas posições quando somos jovens, e depois de adultos deixamos de tê-las . o Aldo é uma pessoa que mostra que isso não é verdade”, disse a deputada no momento da homenagem.
Aldo Arantes foi presidente da UNE durante um importante período histórico, quando o então presidente Jânio Quadros renunciou e Brizola iniciou a Cadeia pela Legalidade, uma campanha nacional contra um golpe ditatorial e em prol da manutenção de uma sociedade democrática. Aldo foi uma das lideranças que protagonizou essa luta, que também culminou com a UNE-Volante, uma caravana que percorreu o Brasil para debater reforma universitária como um dos pilares para a construção de um Brasil soberano e democrático. A UNE-Volante partiu de porto Alegre.
Realizar uma caravana é um esforço de atualização dos métodos de atuação do movimento estudantil. A UNE-Volante surge como desdobramento desse processo. Isso teve um impacto muito grande, que organizou de forma sólida a UNE no país todo. Parabéns, UNE!”, finalizou Aldo.
Para o Portal UNE
Camila Hungria, de Porto Alegre / Fotos Fábio Bardella
Em POA, estudantes ocupam as ruas em defesa da educação
Para a vice-presidente da UNE no Rio Grande do Sul, Ana Lúcia Velho, tais manifestações são de grande importância, pois extrapolam o movimento estudantil, os trabalhadores e o empresariado. ‘’Lutar por melhorias na educação e o desenvolvimento de nosso país, é de interesse de toda a sociedade’’, pontuou.
Pela manhã, um ato que reuniu mais de mil pessoas em frente à Prefeitura de Porto Alegre reivindicou o passe livre e a meia entrada para os estudantes, melhorias na educação da cidade, respeito ao piso salarial dos professores, além das atuais bandeiras de luta da UNE – 50% do pré-sal e 10% do PIB para a educação. Para o presidente da entidade, Daniel Iliescu, ‘’a UNE quer um país que enxerga com responsabilidade sua juventude, necessitando assim de um projeto educacional que atenda às demandas de democratização do acesso. Por isso lutamos para conseguirmos que 10% doPIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal sejam utilizados como recursos a serem investidos na educação’’.
Por mudanças significativas na atual política econômica, desenhada por um histórico de altíssimas taxas de juros e pelo elevado superávit primário que beneficia somente os grandes grupos financeiros, outro ato ocorreu na tarde desse dia 26, saindo do Largo Glênio Peres em direção ao Palácio Piratini, onde uma carta com todas as reivindicações foi entregue ao governador do estado, Tarso Genro.
‘’A gente acredita que o que tem impedido que o país cresça mais e tenha mais investimento em educação, saúde e tecnologia é a política macroeconômica com altas taxas de juros que desestimulam o setor produtivo. Portanto, o que está correndo em Porto Alegre é uma grande movimentação, unificando diversas forças e bandeiras de luta visando chamar a atenção das autoridades para essas questões’’, declarou o Coordenador Geral da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre “Dr.Juca”), Álvaro Lotterman.
O espírito do Março Verde e Amarelo no Rio Grande do Sul é o de defender a indústria para o desenvolvimento nacional, assim como lutar pelos direitos de milhares de brasileiros, sejam eles trabalhadores ou estudantes.
Renata Bars
sexta-feira, 23 de março de 2012
Março verde e amarelo, contra a desindustrialização, em defesa do desenvolvimento nacional e da juventude
Na próxima segunda-feira (26) a capital gaúcha será o palco de um ato histórico unindo trabalhadores, empresários e o movimento estudantil. A Jornada de Lutas, realizada todos os anos pelas entidades estudantis, se somará ao movimento "Grito de Alerta - em defesa da produção e do emprego" no Rio Grande do Sul.
O movimento composto nacionalmente pelo conjunto das centrais sindicais (CGTB, CTB, Força Sindical, NCST e UGT), pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos/CUT, pelas associações industriais, UNE e UBES, entre outras entidades, se propõe a combater o processo de desindustrialização vivido pela economia brasileira, devido a política macroeconômica atrasada (das taxas de juros mais altas do mundo, do superávit primário, câmbio flutuante, entre outros) que inviabiliza o setor produtivo, com o aumento desenfreado das importações e que enriquece, exorbitantemente, os banqueiros e especuladores com o pagamento dos juros e amortizações da dívida pública.
A mesma política econômica cortou 3 bilhões da educação brasileira neste ano, esta que representa o percentual de apenas de apenas 3,18% no orçamento da união e levou o economia do país ao crescimento pífio, de 2,7%, o menor dentre os países considerados emergentes.
O grande ato que ocorre nesta segunda-feira contará com a força de milhares trabalhadores, além de lideranças do setor empresarial produtivo e da massiva participação dos estudantes universitários e secundaristas, que estarão unidos para defender o desenvolvimento da nação brasileira, com indústria forte, empregos e mais direitos para a juventude e os trabalhadores. Esta será a cara do "Março verde e amarelo" no Rio Grande do Sul.
Em reunião da comissão organizadora do ato, o Coordenador Geral da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre “Dr.Juca”), Álvaro Fernandes Lottermann e o presidente da UGES, Nelson Almeida Junior, anunciaram a unificação das mobilizações na terça-feira da semana passada (13), na sede da FIERGS.
*Confira a carta de reivindicações do “Grito de Alerta” no site da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) http://www.abimaq.org.br/ ou nos portais das centrais sindicais.
Protesto do DCE garante ônibus gratuito para os estudantes
O DCE UPF realizou na quarta-feira, 21, mais um protesto contra o possível aumento do vale-transporte em Passo Fundo. A manifestação aconteceu de uma forma diferente: foram disponibilizados ônibus para os estudantes irem gratuitamente para a UPF.
Os veículos, num total de sete, passaram por diversos pontos da cidade, como no Instituto Educacional (IE), Bairro Vera Cruz, Bairro Boqueirão e Vermelhão da Serra. A circulação dos ônibus começou por volta das 18h20min.
Muitos estudantes participaram do ato pegando carona com os ônibus colocados nas ruas pelo DCE. A acadêmica de Psicologia, Bárbara Santos, de 21 anos, foi uma das pessoas que aderiram ao protesto. Para ela, o aumento da passagem é inviável para uma cidade como Passo Fundo. “Esse aumento, se houver, será um absurdo. Preciso ir vários dias da semana para a universidade e por isso gasto muito” destacou. Bárbara comenta ainda que, a ação do DCE motiva os estudantes a lutarem ainda mais pelos seus direitos.
Fonte: DCE UPF
quinta-feira, 22 de março de 2012
Antônio Elisandro de Oliveira: Por que estamos com Manuela e o PCdoB?*
Leia abaixo artigo do presidente Municipal do PSB, Antônio Elisandro de Oliveira, publicado hoje (22/3) no portal Sul 21:
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é o único partido em Porto Alegre que, mesmo não considerando a hipótese de candidatura própria para Prefeito, já tem, neste momento, uma definição de sua estratégia eleitoral, que deve ser confirmada nos próximos meses pelo seu Congresso partidário.
Esta posição decorre de um projeto que vem sendo construído desde a última eleição municipal: a aposta no nome de Manuela d’ Ávila, do PCdoB, para a Prefeitura da Capital dos gaúchos. Portanto, não há espaço para barganhas ou negociatas. Não temos, nem desejamos, nenhum documento assinado que nos garanta cargos e secretarias. No entanto, indicamos um nome especializado em finanças públicas e profundo conhecedor dos problemas de Porto Alegre, o Vereador Airto Ferronato, para concorrer a vice-prefeito.
Portanto, a atual posição do PSB é uma consequência natural das últimas eleições e da afinidade nos projetos em nível federal e estadual como o PCdoB.
É bom lembrar que, em 2010, o PCdoB apoiou a pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Governo do RS. Juntos decidimos postergar este sonho e apoiamos o candidato Tarso Genro, o que foi fundamental para a grande vitória conquistada. Juntos também estivemos na chapa proporcional, quando elegemos uma grande e importante bancada para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados.
Nos definimos, ainda em junho de 2011, pela candidatura de Manuela pelas qualidades da deputada e pré-candidata. Manuela tem demonstrado nas urnas o reconhecimento do seu trabalho. Após ser uma surpresa na eleição de 2006, superando a casa dos 200 mil votos – situação que não mais de meia dúzia de deputados gaúchos atingiram, entre eles também o deputado socialista Beto Albuquerque, Manuela, em 2010, somou quase meio milhão de votos, praticamente dobrando sua votação, que já era recorde e tornando-se a maior votação conquistada por uma mulher no parlamento brasileiro.
Temos a convicção de que Manuela fala com a razão da inteligência que possui, mas sem deixar de estar emocionalmente envolvida com o que faz. No exercício do mandato, doa-se de forma plena para resolver os problemas reais das pessoas.
Assim, na eleição deste ano, queremos contribuir com propostas para Porto Alegre avançar como a capital da cidadania e da participação popular, assim como uma capital moderna, da inovação, do desenvolvimento, da sustentabilidade ambiental e da mobilidade urbana.
*Antônio Elisandro de Oliveira – Presidente Municipal do PSB