Vídeo em destaque

sábado, 21 de dezembro de 2013

Chapa "Para Mudar" toma posse no DCE UCS


A chapa "Para Mudar" tomou posse no Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Caxias do Sul (DCE UCS), na última quinta-feria, 19, na sede da entidade. Contando com a presença de diversas autoridades, estudantes da universidade e integrantes das três chapas que concorreram as eleições, a cerimônia marcou aquela que deve ser uma das principais marcas da gestão: a pluralidade.

Segundo a coordenadora eleita, Andressa Marques que é também presidenta da UJS de Caxias do Sul, a direção eleita já começa a planejar o ano, conhecendo experiências de outros DCEs e da rede do movimento estudantil.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Encontro de jovens feministas da UJS é realizado em Porto Alegre


No último sábado, 7, em Porto Alegre, aconteceu o I Encontro de Jovens Feministas da União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul, em parceria com a União Brasileira de Mulheres. A atividade reuniu cerca de 60 jovens para debater a construção de uma política emancipacionista que combata o machismo presente na sociedade.

A cerimônia de abertura contou com a presença da educadora e ex-senadora Emília Fernandes e da vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony (PCdoB), além de representantes de movimentos e entidades. Para Emília, o machismo não é algo natural, ele é ensinado para as crianças: "O machismo é perpetuado através da sociedade, das famílias, das escolas e universidades, combatê-lo é fundamental para a construção de uma nova sociedade", afirmou.

O Encontro também debateu a necessidade de fortalecer a luta feminista dentro da UJS, cada vez mais oportunizando a participação de mulheres nos espaços de poder.

Uma grande bancada de jovens, mulheres e homens, participarão do I Encontro Nacional de Jovens Feministas da UJS, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Brasília.

Confira as resoluções do I Encontro de Jovens Feministas da UJS, clicando aqui

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Chapa de oposição vence eleições do DCE da Universidade de Caxias do Sul

Estudantes comemoram a vitória na eleição do DCE/UCS

Finalizada na última quinta-feira, a eleição do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Caxias do Sul deu a vitória à chapa de oposição "Para Mudar", composta por centenas de estudantes de diversos cursos da maior universidade do Rio Grande do Sul. Com 1241 votos,  a militante da União da Juventude Socialista, Andressa Marques, foi eleita coordenadora geral do DCE.

Entre as principais tarefas da chapa eleita, estará a construção da Casa do Estudante: "há anos o movimento estudantil tem levantado essa pauta dentro da universidade, mas sem sucesso", afirma Andressa. "O nosso objetivo é acender essa discussão fortemente", conclui.

Para a diretora de comunicação da União Nacional dos Estudantes, Ana Lúcia Velho, o pleito mostrou a vitalidade do movimento estudantil: "a chapa eleita demonstrou que trabalho, base real, diálogo com os estudantes e projetos para a universidade guiam à vitória", afirma.

Além da chapa eleita, outras duas disputaram a eleição: "Todas as Cores" e "União e Movimento" conquistaram 992 e 1215 votos, respectivamente.