Vídeo em destaque

sábado, 31 de agosto de 2013

UJS convoca ato cultural contra o racismo




Mais um episódio de intolerância foi divulgado ontem nas redes. A estudante Marina Ceresa, aluna da FAMECOS/PUCRS não poupou palavras racistas em alusão a um episódio que teria acontecido enquanto ia para a faculdade. A estudante alega ter quase sido atropelada, e após o fato não poupou frases racistas por meio de seu twitter. Marina começa com a seguinte frase “Acabei de ser quase atropelada por um casal de negros. Depois vocês falam que é racismo, mas tinha que ser, né?”, logo depois publica novamente,  “E estavam num carro importado. Certo que é roubado”, e para terminar ela complementa, "Eu não sou racista, aliás, eu não tenho preconceitos. Mas, cada vez que aprontam uma dessas comigo, nasce 1% de barreira contra pretos em mim".
Nós da União da Juventude Socialista, repudiamos qualquer ato racista. O que aconteceu ontem não é novidade na sociedade e muito menos nos bancos universitários. E é por isso que lutamos pelas cotas raciais nas universidades brasileiras, pois é só diversificando a universidade, deixando-a de todas as cores, que erradicaremos atitudes racistas do nosso país. Entendemos que somente o debate dentro da universidade é que acaba com este pensamento, os estudantes não podem tolerar este tipo de atitude, mas é preciso tratar a situação como uma forma de aprendizado para todos os estudantes da PUCRS e de todas as universidades. Lutamos por uma universidade plural e igualitária que acolha a todos sem distinção.
A UJS respeita a cultura negra, bem como, reconhece sua luta diária contra o preconceito. Esperamos que a estudante, que é “bixo”, repense sua atitude e se arrependa do seu ato, pois é apenas seu 1º semestre na universidade e não toleraremos mais atitudes racistas, ou de qualquer cunho preconceituoso ao nosso lado na universidade.
O núcleo UJS-PUCRS, encaminhará um ato cultural na FAMECOS para a próxima semana, a temática será o combate ao racismo. E assim, levaremos a cultura ao invés do ódio para a universidade.

Por Dora Dias, estudante de Direito e coordenadora do núcleo da UJS na PUCRS

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

UJS lava a sujeira da Procempa em ato contra a corrupção


A União da Juventude Socialista realizou na manhã de hoje, 29, uma manifestação em frente à Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) para exigir a averiguação das suspeitas de corrupção que envolvem o órgão, que sendo confirmada, seria o maior escândalo de corrupção do Rio Grande do Sul podendo chegar a 50 milhões de reais desviados, por meio de pagamentos de eventos, superfaturamentos e fraudes em contratos.

"Casos como este não podem ser ignorados, queremos agilidade nas investigações", afirmou Giovani Culau, estudante de Ciências Sociais da UFRGS e presidente da UJS de Porto Alegre. Os manifestantes usaram baldes e vassouras para lavar a fachada da Procempa e fizeram uma encenação, em que jogavam para o alto dinheiro falso, em alusão ao pacote contendo 46 mil reais jogado pela janela de uma das pessoas investigadas pela Polícia Federal. Os manifestantes também exigiram ações concretas do prefeito Fortunati no combate à corrupção.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

UJS lança campanha #VoteNaManu


A deputada Manuela D’Ávila está novamente entre os mais votados para receber o Prêmio Congresso em Foco 2013 (Vote aqui). Como a principal representante da juventude no Congresso, Manuela, 32 anos, jaó foi diretora da UJS nacional e presidenta da UJS-RS. Também participou da UNE desde 2006 está na Câmara dos Deputados sempre com uma atuação destacada em favor dos direitos da juventude.
Na Câmara, Manuela foi relatora da Lei dos Estágios, que legalizou e melhorou a vida dos estagiários, anteriormente sem direito algum. Também foi relatora do Estatuto da Juventude, recentemente sancionado pela presidenta Dilma e define os diretos dos brasileiros na faixa dos 15 aos 29 anos. Foi Manuela que fez avançar o projeto do Vale-Cultura na Câmara e ainda foi presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, vice-presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Integra a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. Eleita por unanimidade é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Desde julho de 2011 é vice-líder do governo no Congresso. Sua atuação é de tirar o fôlego.
Manu iniciou sua trajetória política em 1999, com apenas 18 anos, no movimento estudantil. Em 2003 foi eleita vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Integrou a direção nacional da UJS em 2002 e foi eleita presidenta da UJS-RS em 2005. Em 2010 foi a deputada federal mais votada da história do Rio Grande do Sul com quase meio milhão de votos e a deputada mais votada do Brasil. Em 2001 o jornal inglês The Independent apontou Manuela como uma das principais líderes mundiais do futuro. Ela está entre as “100 Cabeças do Congresso”, de acordo com o DIAP, que todos os anos faz levantamento sobre os congressistas mais atuantes e influentes.
Manu também é presença fundamental no Marco Civil da Internet, impedindo que o lobby dos barões da mídia censure a internet. Ela se destaca na bancada feminina em defesa dos direitos femininos. Defende os direitos da comunidade LGBT, lutando pela União Civil Homoafetiva e pela criminalização da homofobia. É voz destacada no combate à violência que persegue os jovens no país e é a mais jovem líder partidária no Congresso.
Por isso tudo, a UJS lança a campanha #VotenaManu. Para eleger mais uma vez a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) que concorre ao Prêmio Congresso em Foco 2013. Vote na Manu e peça aos seus amigos e parentes para votar também. Basta entrar no site e votar, não perca tempo. Manu está afinada com a voz das ruas e com os anseios da juventude desde que começou a sua atuação no Congresso.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vitória dos estudantes: projeto de passe livre intermunicipal é encaminhado

Foto: Lucas Bernardes

Na manhã desta terça-feira (13), o governador do estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, encaminhou à Assembleia Legislativa a nova proposta do projeto de lei do Passe Livre Estudantil Intermunicipal em regime de urgência. A nova proposta teve sua construção coordenada pela Secretaria da Casa Civil e pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS)  e foi encaminhada a partir da pressão e da contribuição das entidades estudantis (UNE, UEE Livre, UBES e UGES) e de juventudes partidárias.

A primeira proposta encaminhada pelo governo contemplaria apenas estudantes das regiões atendidas pelo Sistema Intermunicipal de Transporte da Metroplan, deixando de fora um enorme contingente de estudantes no interior do estado, que utilizam transporte intermunicipal por fretamento. O projeto reformulado, que passa a tramitar na Assembleia Legislativa agora, está complementado da concessão de um subsídio para custeio do deslocamento dos estudantes antes não beneficiados, com  cortes de renda. A política de assistência ao transporte para os estudantes foi defendida pela União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e União Estadual dos Estudantes (UEE-Livre RS).

Para a Coordenadora Geral da União Estadual dos Estudantes (UEE - Livre), Ana Carolini Andres "a nova proposta do governo já é uma vitória da mobilização dos estudantes, agora pressionaremos o parlamento gaúcho para a sua aprovação" .O Vice- presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) no RS, Álvaro Lottermann, ressaltou, no ato de entrega do projeto ao presidente da ALRS Pedro Westphalen (PP), que "a gratuidade do transporte intermunicipal  é uma conquista histórica da juventude gaúcha e uma vitória da mobilização, da democracia e do diálogo".

Os estudantes estão convocando intensas mobilizações durante todo o mês de agosto. Além do Passe Livre, também está na pauta das entidades os 10% do PIB para a educação, com a vinculação dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal. No dia 28 de agosto, haverá grande mobilização em Porto Alegre.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Crítica: Uma história de amor e fúria

Dando início ao espaço do blog UJS Gaúcha que trará textos, vídeos e informações que contribuam para a formação da sua militância, apresentamos uma crítica ao filme "Uma história de Amor e Fúria". Envie a sua contribuição para o e-mail ujsgaucha@gmail.com. Confira:


O longa de animação nacional "Uma história de amor e fúria" (2013), dirigido e roteirizado por Luiz Bolognesi tenta corrigir erros na versão da história do país que é comumente difundida nos meios de comunicação e em muitos livros didáticos. Além disso, é uma das poucas animações não dirigidas ao público infantil no cinema brasileiro.

Selton Mello e Camila Pitanga dão voz aos protagonistas, casal que segue ao longo de 600 anos lutando no "lado mais fraco da corda", como afirma o personagem principal, que é imortal e vaga pelo país atrás de sua amada, Janaína.

Da dizimação da tribo tupinambá pelos portugueses em 1566, passando pela derrota dos escravos revoltosos no Maranhão, durante a Balaiada, por quem viria a ser Duque de Caxias, entrando na história da ditadura militar e no Movimento Revolucionário Ação Democrática e, após isso, retratando também as invasões dos morros do Rio de Janeiro, o longa segue recontando a história do povo brasileiro: "Meus heróis não viraram estátua, morreram enfrentando quem virou", cita o personagem central que muda de nome em cada nova etapa do filme.

É em sua parte final, no Rio de Janeiro de 2096, que a animação tem seus detalhes gráficos mais apurados. Milícias com ações na bolsa de valores (!!) são responsáveis pela segurança de uma cidade totalmente verticalizada em que os rebeldes lutam pela democratização da água potável. A animação, além de entreter, debate aquilo que é repetido três vezes no filme: "viver sem conhecer o passado é viver no escuro".

A premiação no Festival de Annecy, principal prêmio de animações no cenário mundial, traz a esperança de que o filme tenha mais espaço no Brasil e receba a atenção merecida.







Por Tiago Morbach
Estudante de Jornalismo
e vice-presidente da UJS Gaúcha


UJS mobiliza pelo passe livre no Rio Grande do Sul



A União da Juventude Socialista lançou nota na tarde de hoje (9) em que defende a implementação do passe-livre no Rio Grande do Sul. Além disso, a entidade convoca sua militância a ir às ruas em defesa de um plano estadual de assistência estudantil.

Confira a nota:

A União da Juventude Socialista, em seus 29 anos, defende a educação de qualidade como direito essencial à juventude e o passe livre estudantil como ferramenta importante de consolidar o acesso e a permanência do jovem nas escolas e universidades.

Como resposta às mobilizações da juventude nas jornadas de junho, o governador Tarso Genro enviou à Assembléia Legislativa no dia 02 de julho, projeto de lei que institui o passe livre intermunicipal para estudantes da grande região metropolitana. Reconhecemos esta iniciativa do governo de dialogar com as ruas.

Defendemos a ampliação do projeto de passe livre estudantil para todos os estudantes do Rio Grande do Sul, priorizando estudantes cotistas e prounistas. Atingindo assim todos os gaúchos que mais necessitam da assistência do estado.

Seguiremos na luta por um plano estadual de assistência estudantil que contemple o projeto de passe livre e por mais direitos para a juventude.

União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Plenária estadual elege Marcos Puchalski presidente da UJS gaúcha

Homenagem a Ticiana Alvares, que deixa a presidência da UJS

A plenária estadual da União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul realizada no último sábado (03), reuniu cerca de 100 militantes de todo o estado e debateu as frentes de atuação da entidade, além de aprovar alterações em sua direção.

O debate central foi o novo momento da política brasileira a partir das mobilizações de junho, que movimentaram milhões de jovens no país inteiro. Participaram do debate o presidente do PCdoB de Porto Alegre, Adalberto Frasson, a representante da Fecosul, Izane Matos, a representante da Direção Nacional da UJS, Flávia Calé, além dos veredores João Derly de Porto Alegre, Roger Corrêa de Novo Hamburgo, Rafael Bueno de Caxias e Valter Lemos de Campo Bom. Para Frasson, o desafio do segundo semestre é organizar a juventude que saiu às ruas: "a UJS pode garantir que as mobilizações tenham consequência, para isso é preciso avançar na reforma política", afirmou.

Na parte da tarde, a diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Fabiola Loguercio, apresentou o debate do movimento secundarista, que se prepara para o 40º Congresso da UBES: "Nos organizaremos no movimento 'Vem Pra Rua' e daremos atenção total aos secundas neste segundo semestre", relatou.

Ao fim, a diretora de organização Eriane Pacheco apresentou as alterações na direção estadual da UJS, que passa a ser presidida por Marcos Puchalski, assumindo a tarefa até então desempenhada por Ticiana Alvares.

Conheça Marcos Puchalski

Puchalski assume a presidência da UJS
Marcos iniciou sua trajetória no movimento secundarista, como presidente da União dos Estudantes de Alvorada (UEA), entidade que ajudou a fundar. Trabalhou na prefeitura de Alvorada e mais tarde destacou sua militância para Porto Alegre. Foi diretor de organização da UJS e recentemente assumiu a tarefa de presidente da entidade na capital, posição que acumulava com a vice-presidência da direção estadual da UJS.

Para Marcos, assumir a UJS em um período de grandes mobilizações e conquistas será um desafio que pretende corresponder a altura: "Se abre um novo momento para a UJS, que é conquista daqueles que sempre lutaram. Pessoas como a Titi que dedicam suas vidas à construção da nossa organização", afirmou.




Confira as modificações da direção estadual:

Entra:
Ismael Boeira (Sapiranga) - movimento LGBT
João Alexandre da Cruz da Rosa (Novo Hamburgo) - coletivo secundarista
Wesley Sales (Campo Bom) - coletivo secundarista
Igor Pereira (Porto Alegre) - coletivo jovens trabalhadores
Tatielly Pinto (Porto Alegre) - coletivo comunicação
Lucas de Lima Castioni (Novo Hamburgo) - coletivo universitário
Claudio Libardi (Caxias) - coletivo universitário

Direção estadual da UJS
Como fica a direção executiva:
Álvaro Lottermann - coordenador do coletivo universitário
Ana Carolini - coletivo universitário
Fabiola Loguercio - coordenadora do coletivo secundarista
Giovani Culau - representante da UJS Porto Alegre
Vicente Schneider - diretor de formação
Leonardo Silveira - diretor de PPJ
Gabriela Freitas - diretora de finanças
Eriane Pacheco - diretora de organização
Tiago Morbach - vice-presidente e comunicação
Marcos Puchalski - presidente



quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Plenária estadual da UJS: encontre a sua caravana

Editado--


A plenária estadual da União da Juventude Socialista do Rio Grande do Sul acontecerá neste sábado na Fecosul, em Porto Alegre e reunirá dirigentes estaduais, municipais e militância da entidade. Entre as pautas estará a avaliação da atuação da UJS no primeiro semestre do ano e projeção para o próximo período.

Confira a programação:

9h - Abertura: mesa sobre a jornada de junho, mobilizações e o novo momento da política brasileira - com Titi (presidenta estadual da UJS) e Adalberto Frasson (presidente do PCdoB Porto Alegre)
11h - Debate sobre o novo momento da política brasileira
14h - Planejamento das frentes de atuação da UJS
15h - Balanço e planejamento do movimento secundarista
16h30min- Balanço e planejamento do movimento universitário
17h30min - Campanhas da UJS para o 2º semestre

Encontre a sua caravana:

Para participar da plenária as direções municipais estão organizando as suas caravanas, saiba de onde sairá transporte:

Novo Hamburgo e região - contato Rafael Beck
Sapiranga e região - contato Ananda Oliveira
Campo Bom - contato Wesley Sales
Passo Fundo e região - contato Luiz Lottermann
Caxias do Sul e região - contato Andressa Campanher Marques
Rio Grande e região - Fellipe Belasquem


Confira o mapa e saiba como chegar:



Exibir mapa ampliado